Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63224 )
Cartas ( 21349)
Contos (13301)
Cordel (10360)
Crônicas (22579)
Discursos (3248)
Ensaios - (10676)
Erótico (13592)
Frases (51739)
Humor (20177)
Infantil (5602)
Infanto Juvenil (4944)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141306)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6355)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Minha Aldeia III 6 - Ceràmica Alcobaça -- 08/05/2003 - 10:40 (pedro marcilio da silva leite) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ceràmica Alcobaça

Beirando a linha férrea, como quem vai para o cemitério do Corte Oito, partindo da cancela que havia próxima à casa do Tenório Cavalcanti e pelo lado da Itatiaia, logo na primeira elevação, existia uma fábrica de jarros ornamentais: era a Ceràmica Alcobaça.
Quando garoto, por uma época, eu trabalhara lá, depois que chegava da escola. Eu trabalhava à tarde.
Havia duas mesas compridas onde ficavam dispostos as operárias e os operários dos pincéis e das cores. A gente recebia uns jarros crus para, neles, pintar flores e paisagens que haviam sido pintadas tantas vezes que se tornaram o padrão da ceràmica. Eu não me recordo quem foi o primeiro autor das pinturas, mas eram bastante interessantes.Quando cheguei, a padronagem já existia era só pegar o jeito e mandar brasa, pois o salário era semanal e a gente ganhava por produção.
Depois de pintados, os jarros eram levados para o forno, vitrificados e, por fim, comercializados.Talvez, por as mulheres serem em maior número que os homens, pelo horário da programação das rádios ou até mesmo por serem a sensação na época, não importa, eu jamais ouviria tanto radioteatro na minha vida. Os rádios portáteis, e eram muitos, passavam a tarde toda transmitindo os dramas e as paixões nacionais. Passava minha tardes com tintas, pincéis , Paulo Gracindo e os suspiros pela Wanda Lacerda.Às vezes, um rádio transmitia uma estória enquanto outro transmitia outra e um terceiro lá no canto da mesa, tocava música.Tudo bem, era linha de produção e a gente só ganhava pelo que produzia. As rádios transmitiam mais ou menos cerca de 14 radioteatros por dia e, ao som da Nacional, Tupi, e Rádio Globo,os ceramistas da Alcobaça, pelo entusiasmo que trabalhavam, batiam recordes de produção.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui