Usina de Letras
Usina de Letras
30 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63146 )
Cartas ( 21349)
Contos (13299)
Cordel (10356)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10652)
Erótico (13588)
Frases (51623)
Humor (20168)
Infantil (5585)
Infanto Juvenil (4929)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141267)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6345)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->As verdadeiras razões da guerra -- 24/03/2003 - 16:54 (Renato Junqueira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Muito se especula sobre a guerra, mas não se tenta entrar num consenso, isso porque a maioria dos argumentos são puros delírios, idéias totalmente inconsistente com a realidade e porque 99% das pessoas tentam impor o que pensam às outra como se fossem isentas do erro e se acham o centro do mundo, o que lhes contrariar é errado por definição.

Não preciso ir muito longe para saber a verdadeira razão dessa guerra. As pessoas que são pró-USA e usam argumentos como Saddam é mau, Saddam é ditador e precisa ser derrubado, não tem coragem para aceitar a verdadeira face da humanidade, que é má e interesseira. Não aceitam ou querem ver que há interesses e muitos em jogo.

Como há bem escrito na minha tese sobre a história do mundo daqui pra frente, digo que a economia dos EUA irá decair e que, em um certo momento, para tentar freiar isso, esse país terá de tomar a Amazónia junto com um grupo de outros países de primeiro mundo decadentes. Pois bem, não imaginei mesmo que Bush viria o Iraque como um instrumento para alavancar sua economia, mas ele viu. É um erro(vide meu artigo: O erro de Bush).

Não escrevi que haveria a guerra, mesmo que estivesse claro que ela ocorreria de qualquer jeito, com o governo dos Estados Unidos dando as desculpas mais esfarrapadas para legitimá-la. Mas a invasão do Iraque é apenas um detalhe, o homem ainda fará um monte de guerras nos próximos 100 anos. Mas uma guerra principal e provável será quando o Japão estiver cobiçando o título de potência imperilista do mundo, com os EUA em vias de virar um país de terceiro mundo.

Guerras... com certeza haverá uma guerra contra a Coréia do Norte, tendo protagonistas o Japão, A Coréia do sul, e os Estados Unidos como coadjuvante. A Coréia do Norte é perigo para esses países e pode até ter já a bomba atómica.

Pois bem, como dito sobre a Amazónia, essa guerra, como todas as outras depois do advento do capitalismo pelos países europeus e crias, tem motivo económico. A economia dos EUA estão em franco declínio, o seu governo viu o Iraque como a mina de ouro necessária para alavancá-la sem que houvesse necessidade imperiosa de fazer cortes nos gastos desnecessários como os 40% da renda investida em sua área militar.

Isso mesmo, os EUA não estão pura e simplesmente interessados em roubar o petróleo dos outros, o motivo é usá-lo para fazer crescer sua economia decadente. Roubar, simplesmente por roubar, daria gastos enormes com o esforço de governar o Iraque, para que o país funcione, sua sociedade tem de funcionar, sua economia também tem de crescer. Mas se Bush não consegue fazer a economia da maior economia do mundo crescer(mera incompetência), como fará para fazer a economia de um país de terceiro mundo como Iraque vingar?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui