Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63313 )
Cartas ( 21350)
Contos (13303)
Cordel (10362)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10706)
Erótico (13595)
Frases (51842)
Humor (20195)
Infantil (5626)
Infanto Juvenil (4965)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141340)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6366)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->ESTÁ NA MESA, PAPAI -- 13/08/2000 - 21:46 (Carmen G.Scherer) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Já vai longe o tempo em que, no domingo dedicado aos pais, a cara-metade, imbuída da maior boa vontade e na tentativa de agradar a gregos e troianos, (pois além do marido e dos filhos, também o sogro e a sogra marcavam presença nesses tradicionais eventos familiares), enfurnava-se na cozinha para mostrar seus dotes culinários. Para este dia especial era escolhido um cardápio bem maneiro, requintado e diferente do trivial semanal . Bastava selecionar dentre as receitas mais sofisticadas encontradas nas edições de Cláudia Cozinha. Brincadeira. Não é pra menos que as coisas mudaram. No que se refere aos hábitos de gastronomia e culinária no preparo da comidinha caseira, a tradicional , elogiadíssima e "boa" dona de casa -de mesa, forno e fogão - tomou chá de sumiço. Raramente dá as caras na cozinha. Modernidade? Nada disso . Praticidade , objetividade, independência. Considerando, no entanto, o requisito cama, nada contra que continue colocando lenha na fogueira, que é para satisfazer outro apetite , este quase sempre insaciável ,mas nunca ultrapassado. A família toda agradece.
Atualmente, pai, mãe, filhos, sogro e sogra têm inúmeras opções para sobreviver com qualidade,(dieta balanceada , saudável) e economia. Isso se nos referirmos ao dia a dia de nossas refeições. A invenção dos restaurantes a quilo , (não confundir com o Kitsch), agradou ao gourmet "passarinho", mas não mudou em nada para os gourmands, que têm olhos maiores do que o estómago. Difícil resistir à tentação. Aquele prato "de jardineiro" é devorado sem o mínimo prazer, pois alimentar-se também é um ato de prazer. O sujeito fica completamente alienado e indiferente à gostosa sensação de sentir os cheiros e sabores , que só um bom prato pode oferecer. Tem ainda os tradicionais restaurantes, casas de massa., pizzarias, bistrós e pubs (para quem quer apenas aperitivar),onde o requinte do cardápio e a variedade das iguarias deixam com água na boca, qualquer vivente que decide sair de casa para fazer uma boa refeição.
Mas voltando ao dia dele, quem sabe deixá-lo escolher o que mais lhe agrada? Com certeza preferirá fazer, ele mesmo, o tradicional churrasco , que é para deixar bem claro suas aptidões no preparo da carninha, suculenta e gostosa. E ainda com direito a escutar o parabéns a você, ganhar um abraço e tudo mais. Ele merece o Kikito.
Nessa maratona sentimental ,contrastando com a investida publicitária de grande marketing, ele não podia ficar fora. E é dele o lugar de honra na mesa. Parabéns ,papai!
Carmen@gaz.com.br



Publicado no Caderno MaGAZine da GAZETA DO SUL,no dia 12 de agosto de 2000.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui