Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Filme ruim -- 14/02/2003 - 22:07 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O FILME CIDADE DE DEUS
Quem aprecia violência, vive em um mundo em que a perversidade está sempre presente, vai adorar. As opiniões serão sempre diversas, mas não dá para dizer que esse filme é bom e vale a pena ser assistido. Pelo contrário, é péssimo e será perder tempo e dinheiro, conviver cerca de duas horas com ficção e facção de criminosos e drogados, que fazem crer que o mundo infernal existe e está bem próximo (na periferia e favelas das grandes cidades).
Todo filme deveria edificar deixando o espectador satisfeito, alegre e feliz. Na parte técnica, relatar fatos e estórias textualizadas ou seja, com começo, meio e fim e não inverter a situação e misturar tudo (a não ser com a bem elaborada técnica do flash-back). Esse lance de jogar cenas a esmo no celulóide , só serve para dizer que os tempos são outros e que a arte cinematográfica ao invés de progredir, regrediu, confunde e se torna insuportável. E´ mais um aspecto negativo do filme "Cidade de Deus" . Famoso colunista esbraveja e diz que, após ver o filme, saiu modificado e só diz acertadamente uma coisa : "esse filme não se diluirá como um espetáculo digerível". Talvez, seguindo a linha de pensamento desse articulista, o filme possa servir de subsídio às autoridades encarregadas de combater o narcotráfico e os crimes daí decorrentes, dado o seu aspecto de documentário, indicando o modus operandi dessas quadrilhas organizadas.
Mas, como a exibição é aberta a todo espectador , é evidente que é nociva, deprimente e pode receber a palma de ouro de péssimo mau gosto. Quais são as vantagens de quem assistir um espetáculo desse quilate, a não ser ( a grande generosidade de que todos somos possuídos ) de colaborar com os seus produtores, atores, exibidores et caterva para que salvem o dinheiro empregado e tenham lucro? Valerá a pena tenha a juventude de conhecer esses antros de perversidades e sejam alvoroçadas com cenas íntimas - embora rápidas - do que se passa em motéis e das sacanagens de todos os tipos ? Sinceramente, esse filme deve ingressar com méritos na galeria dos piores de todos os tempos, inobstante cultos cinéfilos e entendidos ou não da sétima arte possam tecer elogios a alguns aspectos dessa pretensa produção artística - cultural.
Não será fácil extirpar a violência deste nosso envoltório social enquanto não formos administrados por autênticas autoridades que - conhecendo e sabendo o que precisa ser feito - não deixem de faze-lo. Simples cidadãos sabem que tudo se resume no processo educativo (até animais são domesticados) de maneira que, para combater o mal, é necessário passar boas e saudáveis mensagens, não o contrário , como vem ocorrendo com a maioria dos filmes e dos programas da mídia eletrónica. Enquanto isso não ocorrer, com temos salientado sempre, a violência não desaparecerá e continuaremos a lamuriar o perigo que existe em simplesmente viver.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui