Uma vez que somos filhos de Deus e remidos pelo seu filho Jesus, deveríamos andar neste mundo tranquilos e em absoluta paz. Tal não acontece porque a inata inclinação ao pecado é muito forte, vencendo por goleada (temos de usar com frequência o linguajar futebolístico, hoje no domínio de todos) as tímidas tendências da virtude. Mas também, pudera ! O time dos pecadores, qual as grandes equipes futebolísticas têm o apoio das multinacionais (naturalmente ligadas ao rei e ao dono do dinheiro) dominam a mídia e, no controle da bola, são exímios malabaristas, como o Edilson na famosa embaixada, por muitos considerada antiética, causadora de pancadaria generalizada. E a mídia, todos sabemos, vive de notícias - de preferência trágicas e impressionantes -, situações escandalosas, novelas infringentes de todas as leis, filmes irreais, violentos abundantes em sexualidade condenada e erotismo sedutor, tudo, tudo para solapar o adversário ,o humilde esquadrão da virtude. Este tem excelentes jogadores, porém, a sua comissão técnica se sente impotente (tem recursos, mas não pode ,ou não os sabe utilizar) para lutar contra aquela mídia devastadora.
Com isso homens e mulheres se encontram confusos. Se as virtudes fossem praticadas em abundància, divulgadas pela mídia como acontece com aquela deletéria programação, sem dúvida a confusão existente na humanidade seria insignificante. Hoje a mixórdia é grande , a maioria não sabendo o que é lícito e permitido ou , em outras palavras, entendendo , por exemplo, que para matar a fome ou sobreviver é admissível invadir terras ou prédios, assaltar (de preferência bancos), furtar discreta ou descaradamente, negociar em semáforos ou em frente a comerciantes estabelecidos etc. Na parte religiosa também, devido a carência de sacerdotes e catequistas, enorme multidão desconhece os preceitos de Deus e da Igreja, inclusive ignorando o que seja pecado. E nessa santa ingenuidade ou ignorància, opinam sobre tudo e acham, por exemplo, que não há nada de mais nas uniões informais, nas separações, no sexo antes do casamento etc.
E o esquadrão adversário, amparado pelas avançadas tecnologias, confunde ainda mais o antagonista lançando insuspeitos noticiários sobre bebês de proveta, barrigas de aluguel, bancos de sêmen, clonagens, oficiosos programas exibindo , ensinando e recomendando para adolescentes o uso de conhecido preservativo etc. O cidadão ou cidadã contemporàneos passa, então, por mais essa crise : não bastam os estresses pelos problemas financeiros, de saúde ,de família et caterva. Para quem tem fé , dela se alimenta e por ela vive, nada de anormal; mas, para os infelizes desorientados a confusão predomina e assim não se vê perspectivas de melhora pela frente. E o cronista, contaminado pela pasmaceira geral, finaliza, transcrevendo alguns versos de Guerra Junqueiro , da sua poesia O pão : A humanidade é seara imensa em chão de areia/ que Deus recolhe e Deus semeia./ E cada homem, quer o rei, quer o mendigo,/ E´ na seara de Deus um grão de trigo. / E a toda hora, a todo instante, há milhões d´anos ,/Brotam, florescem, crescem, são cortadas,/ E entre as mós do destino, trituradas!/ E eis a farinha ideal, o fromento de dor/ Que alimenta a Verdade, a Beleza, o Amor !/ De maneira que vós, homens pigmeus, na terra sois o pão de Deus !
.