Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O bode expiatório -- 07/07/2000 - 21:09 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O BODE EXPIATÓRIO
Roberto Corrêa

Precisamos abordar assuntos diferentes, temas que nos esclareçam, instruam e tenham alguma utilidade. Deixamos de lado aqueles repetitivos temas do salário mínimo, teto salarial, aumento dos juros, corrupção FMI, PIB, Óscar, problemas com desemprego, violência, segurança, desarmamento et caterva. Hoje veio-me a inspiração de escrever alguma coisa sobre a expressão "bode expiatório" .Nas minhas leituras da Bíblia (curtas, mas com alguma regularidade), deparei, faz pouco, em Números, capítulo VII, todo ritual de ofertas para Deus . Notei então, que nos diversos holocaustos e sacrifícios propiciatórios, sempre se oferecia um bode para o pecado. Daí conclui : a expressão "bode expiatório" deve ter vindo das leituras bíblicas ou das informações a respeito, doutrinadas nos diversos momentos de instrução religiosa.
Outros animais também deveriam ser sacrificados pelo pecado (em Núm. também cap. VII, vers.12 vê-se que o boi seria sacrificado pelo pecado), e assim o pobre do bode não ficaria para sempre com o estigma de ser um animal maldito. O assunto principal desta crónica, na verdade, não seria o bode , mas o pecado. Isso porque o bode deve viver em áreas rurais e quase não o vemos ou encontramos, porém o pecado se encontra disseminado pelo mundo como verdadeira praga . O homem , sob o pretexto da modernidade, da evolução, descobertas e avanços tecnológicos do mais elevado quilate, parece prescindir do Criador e ignorar os mandamentos Dele, infringindo-os, ou seja, cometendo o pecado . Tornando-se um semi-deus e desprezando os preceitos morais entregues a Moisés no monte Sinai, a vida terrena com o ineludível progresso material vai se tornando insuportável, eis que o egocentrismo é avassalador, trazendo, entre outras, a triste consequência dos mais fortes oprimirem os mais fracos.
Há uma gritaria geral, um clamor em toda a terra. Os ricos na fartura, os pobres na miséria, os remediados na tolerància, mas poucos se dando as mãos, poucos se interessando na ajuda mútua ou mesmo em estabelecer um relacionamento cristão e ecumênico! O pecado cresce em proporções geométricas; para exemplificar citemos alguns dos mais contundentes e evidentes : assassinatos, roubos, assaltos, sequestros, violações e enganos de todos os tipos . Como nos libertar de tudo isso e encontrar a paz ? Há necessidade de se encontrar bodes expiatórios aos milhares (manadas e manadas) para neles despejarmos todos os pecados, principalmente os sociais. Como somos condescendentes para conosco mesmos, acreditamos que os nossos pecados individuais possam ser despejados num simples "bodinho".
Mas, pensando bem, os bodes expiatórios não estariam representados na multidão revoltada e sem Deus, que sofre os horrores da civilização moderna e anti-cristã?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui