Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Comunicação avassaladora -- 30/09/2002 - 21:37 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COMUNICAÇÃO AVASSALADORA


Fui obrigado a permanecer em casa mais do que o normal. Fiquei intoxicado com a comunicação, principalmente com as das tevês e as dos jornais. Caminhões de futilidades, de crimes e desgraças. O noticiário económico é barbarizante. Deve provocar , com o tempo, irreversível cirrose: é o problema do desemprego em termos percentuais, o PIB que desce ou sobe , nas diversas situações aplicáveis, a repetitiva e cansativa notícia da abertura ou fechamento dos empréstimos para a casa própria, do controle dos planos de saúde, etc. O idolatrado futebol, um dos jogos mais simples do mundo, é esmiuçado em detalhes fúteis,cheios de blá-blá-blá sobre a redodeza da bola e o chute perfeito, etc.
A avassaladora comunicação está aí, como lavas de um vulcão, cuja erupção parece interminável. Os trabalhadores dessas áreas devem se encontrar exultantes porque não falta mercado de trabalho. É uma carreira das mais promissoras, no estágio atual das comunicações. Nós outros porém, que somos o receptáculo dessas lavas funestas, precisamos nos precaver, sob pena de - triturados e queimados-, nos tornarmos despersonalizados. Acabo de fechar a porta do meu escritório tentando impedir a penetração dos infernais sons de uma tevê. Descubro a tranquilidade, a paz. Lembro-me da expressão de Sêneca, citada na Imitação de Cristo traduzida pelo Padre Leonel Franca: " quantas vezes estive entre homens, volvi menos homem." O mundo exterior, alucinante e movimentado, se contrasta com o mundo interior do silêncio, da calma. Estaria eu errado, envelhecido, fora do tempo e da vida ? Não acredito, porque os atordoantes comunicadores, a qualquer momento, poderão despejar dentro das nossas casas o lixo atómico dos assassinatos, assaltos, roubos e catástrofes, como se fossem coisas normais da vida.
Será difícil descobrir onde está a paz e que meios precisarão ser empregados para se conseguir chegar até ela ? Individualmente , com a graça de Deus, chegaremos lá. E a sociedade, quando deixará de ser bitolada pelo pueril princípio do "Maria vai com as outras", para realmente promover o bem comum de todos ?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui