Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63260 )
Cartas ( 21350)
Contos (13302)
Cordel (10360)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10692)
Erótico (13594)
Frases (51781)
Humor (20180)
Infantil (5606)
Infanto Juvenil (4954)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141319)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6358)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Amestrador de cuchimbas -- 16/09/2002 - 08:50 (Hilton Görresen) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AMESTRADOR DE CUCHIMBAS

Nunca havia pensado em me tornar um amestrador de cuchimbas. Mas estava desempregado e li numa revista que era uma profissão do futuro. A cuchimba é um animal originário da Oceania, tão arisco que alguém jamais o havia visto. Era contraparente do "ibiscus protozoarius", espécie extinta há milhões de anos. Um cientista inglês criou um projeto para multiplicar seu número a cada ano e espalhá-las pelo mundo todo. Questão de uns três ou quatro anos. Estimava-se - dizia a revista - que seriam necessários uns duzentos mil amestradores.
Tempos depois, soube que um organizador de cursinhos, aproveitando a onda, iria iniciar um curso de amestradores de cuchimbas. Nem me interessava saber pra que servia esse esquisito animal, queria é pegar o certificado do curso, garantir a empregabilidade.
A procura pelo curso foi grande. O professor se apresentou e iniciou com dinàmica de grupo. Falou que teríamos somente aulas teóricas, visto que não conseguira nenhum animal para os treinamentos. Em cada aula a gente simulava situações: numa delas, o pessoal se achava perdido numa ilha e tinha que se organizar, distribuir tarefas. Noutra, tinha de empreender uma discussão com os colegas, defendendo a importància de um fio de cabelo. Qual a utilidade dessas atividades? Preparar o aluno para enfrentar situações novas, diziam os professores.
Numa aula, perguntei ao professor se a cuchimba era animal de patas, de penas ou alguma coisa diferente. Respondeu que não me preocupasse com esses detalhes, que me ativesse à teoria geral das cuchimbas. Após o curso os alunos receberiam uma foto do bichinho.
Parece que a experiência do cientista não deu certo, as células do animal também eram ariscas, não queriam saber de multiplicação. Mas o curso valeu. Conheci duas alunas que nem lhes conto. E depois, um certificado sempre vale alguma coisa, não é mesmo?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui