A cultura moderna tem inúmeros objetivos, inclusive laicos e satànicos. Destes, talvez nos ocupemos em outra oportunidade. Neste momento, estava pensando nos símbolos e valores que a civilização moderna destruiu ou pretende destruir. Relembro, por exemplo, a pureza da infància, a castidade, a virgindade dos adolescentes. Hoje, a mídia televisiva, em programas de auditório, indaga se os jovens "transam" e se usam o "preservativo" nesses relacionamentos ( para evitar a "aids" e também filhos...) Logo, conclui-se que esse relacionamento sexual de adolescentes seria normal e, portanto, as normas que "outrora" regiam o comportamento sexual dos jovens, eram ou estavam erradas. Desta forma, está havendo um "progresso" muito grande nesse campo e as "maternidades" precoces estão sendo muito bem recebidas e compreendidas...
Quanto ao casamento indissolúvel considerado um mito, para muita gente , a novela Terra Triste, digo, Terra Nostra está encenando e fazendo apologia do adultério .Os relacionamentos ou uniões adúlteras de Francesco/Paula, Janete/Josué, Mateo/Juliana, Rosana/Marco António, estão sendo considerados como a coisa mais justa e natural do mundo, o que é péssimo para a formação da juventude.. É verdade que a novela, embora possa constituir espelho da realidade, é uma ficção, no caso, correspondendo à situações mais adequadas aos momentos atuais do que ás daquela época..
Com a comemoração dos 500 anos os iconoclastas de plantão botaram a boca no trombone para falar do massacre dos índios, escravidão dos negros, destruição de florestas, etc. Para tais iconoclastas - especializados em destruir mitos e valores - o descobrimento não aconteceu, pois os índios já se encontravam aqui e eram os donos da terra, pois autóctones. Deveriam ter sido deixados em paz e hoje, o Brasil seria a maior nação de população indianista .do mundo. Possivelmente, nós , então seus descendentes, seríamos índios legítimos e, como tais, viveríamos de tanga, caras pintadas, loucos para dançar ao redor de uma fogueira ou para atirar flechas nos brancos que aparecessem por aqui... A maioria cristã e católica, sem dúvida, lastima a pregação desses líderes iconoclastas que jamais se interessaram em respeitar ensinamentos religiosos , inclusive bíblicos, como esse do Deuteronómio, capitulo XII. vers. 2 :" destruí todos os lugares em que as nações, que haveis de subjugar , adoraram os seus deuses sobre os altos montes e colinas e debaixo de qualquer árvore frondosa. Derribai os seus altares e quebrai as suas estátuas, ponde fogo aos seus bosques, e fazei em pedaços os ídolos e extingui os seus nomes daqueles lugares"... e no vers. 29 : "quando o Senhor teu Deus tiver exterminado diante de ti as nações que entrares para as possuir..."
Cabral e seus comandados traziam consigo missionários para a evangelização. Os portugueses , católicos , conquistando povos pagãos e idólatras, evidentemente procurariam os evangelizar, como foi o caso do Brasil. Não houve massacre coisa nenhuma. E se houve massacre foi de ambos os lados, sendo que os brancos, tostados na brasa, constituiam apreciada refeição para inúmeras tribos antropófagas (as índias dessas tribos gostavam muito dos meúdos humanos) , como se pode conferir relendo A Viagem ao Brasil de Hans Staden . Também Camões em sua magnífica epopéia precisa ser relido : "cesse tudo que a antiga musa canta/ que outro valor mais alto se alevanta."