Os homens reclamam que as mulheres são complicadas, e as mulheres dizem que entender os homens é difícil. Na verdade, o que é quase impossível é querer saber o que se passa na cabeça de outras pessoas, tanto homens quanto mulheres.
Talvez seja o contrário. Talvez os homens sejam complicados, e as mulheres sejam difíceis. As mulheres são mais expressivas, deixam as coisas claras, falam, choram, esperneiam até conseguir o que querem. Os homens se fecham, calam-se, não choram porque homem que é macho não chora, e seguram seus medos dentro deles, sem deixar que ninguém ultrapasse a barreira que eles criam em volta de seus sentimentos.
Mas apesar de não demonstrarem, os homens têm medo, assim como as mulheres, e sofrem com suas incertezas. E as mulheres, com o instinto de mãe, mulher, amante e amiga, descobrem os medos de seus companheiros, filhos e amigos e tentam, da maneira mais singela e discreta, suprir as necessidades deles.
Talvez seja para isso que o amor existe. Para acabar com essa guerra de sexos. Porque os homens sempre estão tentando provocar as mulheres, e elas querem fazer chantagens emocionais para realizar suas vontades.
É complicado entender como o amor funciona, mas só quem sente, pode tentar explicar. É uma coisa mágica - e as mágicas nós não podemos descobrir como funcionam, porque senão deixam de ser mágicas.
É mágico saber que se pode gostar de alguém e que nem todos os amores são platónicos. O amor de mãe não é platónico, o amor de irmão não é platónico, mas são pessoas ligadas pelo sangue. Quando uma pessoa invade a vida de alguém do outro sexo, e essa pessoa descobre que pode existir amor que não seja ligado pelo sangue, é como se algo mágico acontecesse na vida de ambos.
Às vezes, é como se essa pessoa fosse um anjo. Alguém que apareceu para proteger o coração, a casa, a mente e as coisas que pertencem à pessoa amada. E as complicações dos homens deixam de ser tão importantes, e as manias de chamar atenção das mulheres tornam-se necessárias para alimentar a relação. O amor, de fato, pode ser algo mágico, e por ser mágico, é inexplicável.