Usina de Letras
Usina de Letras
29 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62388 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10442)

Erótico (13578)

Frases (50775)

Humor (20067)

Infantil (5484)

Infanto Juvenil (4802)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140866)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6231)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Copa 2002 - "... que aí vem os ingleses!" -- 19/06/2002 - 01:08 (Marcel Agarie) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Autor: Marcel Agarie
Data: 18/06/02

"11 - cronicas da Copa do Mundo 2002"

Crónica: "Pés no chão e bola na rede, que aí vem os ingleses!"

No dia em que o Brasil comemora 40 anos do Bicampeonato Mundial, disputado em terras chilenas em 1962, a atual seleção brasileira também faz a sua parte em terras japonesas e vence a Bélgica por 2 a 0. É claro que os tempos são outros, por isso os estilos também mudaram.

Apesar da vitória de 2 a 0 a seleção mostrou uma nova falha. Desta vez foi o meio de campo que ficou capenga. O esquema 3-5-2 de Felipão, transformou-se em um 5-1-4, pois os 3 zagueiros e mais os dois laterais ficaram recuados, enquanto no meio campo, isolado, estava Gilberto Silva fazendo a armação, que não é a sua praia. Juninho, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho também não são jogadores deste tipo e, no meu ponto de vista, estão sendo mal aproveitados. Juninho está jogando como um segundo volante, que ajuda a marcar e ao mesmo tempo fazer a ligação da defesa para o ataque. Em todas as equipes que Juninho jogou, não me lembro de nenhuma delas ele ter desempenhado tal função. O lugar dele é mais próximo dos atacantes, em jogadas de velocidade aos redores da grande área, e não do jeito que vem jogando, conduzindo na corrida a bola da defesa até o ataque.

Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho também são atacantes, e não servem para a função de armação da equipe. Na minha opinião, é preciso sacrificar o Juninho para dar o lugar a um armador nato. De imediato, temos apenas o Ricardinho como opção, já que Felipão descartou Djalminha alguns dias antes da convocação final. Não é mais Romário que atormenta o sono do técnico da seleção, pois agora é Ricardinho que virou mania nacional. O pior é pensar que, se não fosse o corte de Émerson, o meia-armador corinthiano estaria em pré-temporada para o campeonato brasileiro, e a seleção não teria nenhuma solução de emergência para cobrir a deficiência que temos na faixa central do campo.

Como não depende de mim, deixo a decisão para o Felipão, mas tenho certeza que com Ricardinho em campo, o trio de atacante R´s cansariam de fazer gols, pois estariam apenas preocupados em empurrar a pelota para o fundo da rede, enquanto a função de armar as jogadas, seria restrita a Ricardinho, que cansaria de deixar os três na condição de marcar.

No jogo contra a Bélgica, o Brasil foi horrível, e o placar de 2 a 0 não reflete o que aconteceu durante a partida. Taticamente, a Bélgica deu um baile na nossa seleção, e em determinados momentos cheguei a pensar que o Brasil não passaria de fase. Anularam um gol legítimo belga em um momento crítico da seleção, pois o jogo estava 0 a 0 e eles permaneciam no campo de ataque, ganhando todos os rebotes. A verdade é que a Bélgica só perdeu porque não tem os mesmos valores individuais que o nosso, e em duas oportunidades de gol, Rivaldo aproveitou uma (é verdade que houve uma ajuda santa dos Deuses do Futebol, que deram um leve toque na bola para tirar do goleiro de ação) e Ronaldo outra. Sem deixar de ressaltar a ótima apresentação do goleiro Marcos, que ao contrário das outras partidas, desta vez trabalhou bastante.

Nos outros jogos das oitavas-de-final, a Alemanha venceu o Paraguai de Chilavert, o clone do Bussunda, por 1 a 0. Estados Unidos surpreendeu, vencendo o México por 2 a 0. A Espanha, em um jogo dramático, venceu a Irlanda nos pênaltis depois de empatarem em 1 a 1 nos 120 minutos. Senegal, a surpresa agradável da Copa, venceu a Suécia por 2 a 1, no jogo em que todos estão considerando como o melhor da Copa até agora. Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de assistir, mas estou ansiosamente aguardando uma reprise em algum canal de TV. Vou ter que esperar.

Os destaques ficam para a eliminação do Japão, que perdeu para Turquia por 1 gol. Os japoneses acreditavam ir mais longe, pois tinham uma equipe muito boa, porém limitada. A Turquia, que estréia nas quartas-de-final, é só festa e terá pela frente a surpresa da Copa, o Senegal.

A Inglaterra venceu a falsa "Dinamáquina" por 3 a 0 e será a adversária do Brasil nas quartas. Os ingleses mostraram um bom futebol contra a covarde equipe dinarmarquesa, que se limitou a defender, e por isso tomou 3 gols logo na primeira etapa, definindo ali, a situação da partida.

O maior destaque das oitavas, com certeza, foi a classificação coreana sobre a tri-campeã Itália. Os coreanos mostraram que o preparo físico é fundamental para se jogar o futebol moderno, correndo durante o todo o jogo, demonstrando muita vigor. Mesmo saindo atrás no placar, os coreanos buscaram o empate e venceram a Itália com o gol de ouro na prorrogação. Todos estão comemorando a primeira classificação para as quartas-de-final, principalmente a torcida, que é o principal combustível deste time coreano.

Agora é aguardar, pois esta Copa está cheio de surpresas, contrariando todos os palpites. As seleções estão bem niveladas e apresentando um bom futebol. Talvez estamos próximos do campeão deste mundial ser uma equipe que nunca venceu. Porém, deixando a zebra de lado, arriscarei o meu palpite para o jogo da madrugada de sexta-feira, pois acredito em uma vitória brasileira por 1 a 0 sobre os ingleses. E digo mais, o Brasil fará a final com a Espanha, com grandes possibilidade de sermos pentacampeão. Escreve ai e depois me cobrem.

Pés no chão e bola na rede, que aí vem os ingleses!

Sayonará!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui