Usina de Letras
Usina de Letras
49 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62374 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10433)

Erótico (13578)

Frases (50763)

Humor (20066)

Infantil (5479)

Infanto Juvenil (4800)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140859)

Redação (3318)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6226)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Guerreiro do subúrbio -- 08/05/2002 - 20:26 (Silvio de Oliveira Toco Filho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Ele era o primeiro a chegar ao botequim, assim fiquei sabendo mais tarde. Muito depois aparecia a turma do futebol. Acordavam bem cedo e com a redonda sob o braço do dono, aquele que nunca fica barrado, esperavam o restante da turma, um monte de desocupados, uns sem emprego por motivos diversos, outros na fase do alistamento militar e o restante classificados como vagabundos mesmo, de carteirinha e tudo. E uma vez o time formado seguiam para o campo, onde ficavam até o anoitecer. Ele, ali permanecia.
Até hoje não consigo lembrar seu apelido. Lá estava ele fizesse sol ou chuva. Realmente, aquele homem, muito me impressionava, e mais ainda nos dias de chuva ou melhor, nas madrugadas chuvosas, em pé, solitário, esperando o dia amanhecer e o botequim abrir, abrigando-se sob a minúscula marquise, e o corpo clamando pela primeira dose de pinga.
Não o conheci pessoalmente, porém, dado aos acontecimentos, ficava a imaginar aquele pobre homem, posto de lado por parte ou por toda a família. A imagem que formo e trago até estes dias é a de um sujeito moreno, magro, barba por fazer, cabelos negros e lisos parcialmente penteados para trás e olhos profundos. Devia usar constantemente a mesma camisa, amarelada, que talvez no passado fosse branca e usar a mesma calça escura e calçar chinelos.
Devia conhecer todos os moradores e passantes por aquele bar, ter uma variada amizade, gostar e servir de chacota para as crianças, para a rapaziada do futebol e os frequentadores do botequim, que aliás, estava mais para armazém.
Ficava ali durante todo o dia, tomando sua cachaça até o dinheiro acabar, quando, provavelmente, passava a condição de pedinte, atendido por uns e repudiado por outros, as conversas do principio do dia iam, devido a quantidade de álcool absorvida, tornando-se lenta e enrolada e o corpo, amolecendo gradativamente. Então, já tarde da noite, deslocava-se para casa com o andar vacilante, próprio dos bêbados, ou quem sabe ainda, não tivesse forças para regressar para casa e alguns poucos amigos, compadecidos, o conduzissem até a sua porta.
Imagino que ali não deveria ser, na realidade o seu lar, seria o local do descanso desse pobre guerreiro, para encarar a mesmice do próximo dia.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui