Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Gincana da vida -- 04/05/2002 - 22:20 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GINCANA DA VIDA
Roberto Corrêa

Temos de usar termos usuais e tidos como modernos para chamar a atenção dos leitores. Se, ao invés de gincana usássemos a palavra provações, acredito que muitos se desinteressariam em ler o texto. Espero que esteja certo. Aliás, sob certo sentido, podemos considerar o nosso tempo de vida como repleto de trabalhos e obrigações, semelhantemente ao que se fazem nas competições ou brincadeiras denominadas gincanas.
Podíamos, também, substituir gincana por agenda palavra de uso constante e super moderna, que nos sairíamos bem. Agendar significa que estamos relacionando nossas atividades, distribuindo-as por dias e horas de maneira que possam ser executadas, sem esquecimento. As agendas de muitos profissionais, médicos, dentistas, advogados encontram-se lotadas, assim como de muitos cidadãos repletos de afazeres. Outros, porém, podem se encontrar desocupados ou com poucas atividades, mas de qualquer jeito, a vida continua para todos. Quem está bem entretido ou absorvido em suas atividades, nem percebe o tempo passar, porém os outros, no vazio das horas, têm tempo para meditação e, se inspirados, chegam a fazer poesia, música e outras obras de arte.
Ao final, vê-se que tudo é bom. Entretanto, na gincana da vida, surpresas boas e ruins podem acontecer. Aí está o "x" da questão. Boas coisas sempre são bem-vindas , festejadas com alegria, pois é da natureza humana aspirar a felicidade. E as coisas más? Existem mesmo? Não podem ser transformadas em boas? Nesses momentos das dificuldades, das situações complicadas, da verdadeira e inexplicável dor, como agir, como suporta-los? A morte, por exemplo, é a dor suprema mas a Humanidade, nos seus milênios de existência têm nos ensinado a compreende-la, inclusive com a lição dos nossos predecessores que nos legaram, sobretudo, a emoção da saudade. Mas essas mortes violentas causadas pela bandidagem cruel ou pela fatalidade incompreensível não sei de que forma humana poderão ser suportadas.
Se nos encontramos na gincana da vida , o certo é procurar conhecer o seu regulamento da melhor forma para auferirmos ótimos resultados. A qualquer momento podemos ser expulsos da competição. Desde que estamos nessa gincana temos notado a saída constante de companheiros convocados para receberem as respectivas medalhas. Faz parte do regulamento não se ter notícias dos prêmios conferidos, tampouco se conhecer o exato local onde se encontram os já convocados. As normas das gincanas sendo extensas os acomodados mortais não as conhecem detalhadamente, salvo as exceções, mas estão cientes que a melhor forma de receber algum prêmio é procurar executar as tarefas que lhes foram confiadas com a máxima perfeição.
O interessante é constatar que as gincanas são contínuas e durante toda a vida. Talvez por isso é que a maioria gosta tanto de competições esportivas, onde se procura sempre vencer ou alcançar os primeiros lugares.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui