Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Escrever abobrinhas -- 23/04/2002 - 11:45 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ESCREVER ABOBRINHAS
Roberto Corrêa

Todo cronista, vez ou outra, reclama da falta de assunto. Realmente, programado o momento para escrever as costumeiras bem caprichadas linhas, razões diversas nos impediriam de fazê-las. Normalmente são as insatisfatórias condições em que nos encontramos, relacionadas às dificuldades comuns a todo mortal. Pena, porque a vida é tão bela, mormente em dia de esplendoroso sol e quando a máquina física funciona sem defeitos. Mas, o complexo psíquico se encontra atabalhoado porque, um terceiro elemento, estranho e insubmisso, se faz presente.
Todo mundo acorda e levanta com os seus problemas. Um porque está desempregado e deve procurar emprego, se encontra aflito. Outro porque tem um monte de contas a pagar - suas ou a de parentes que lhe são caros - e não sabe como, eis que dinheiro não brota em nenhuma mina da natureza, tão pródiga em riquezas. Todavia, dá graças a Deus quando não precisa submeter-se a cirurgias, a extrair dentes, a suportar regimes pesados e outros sofrimentos. E, se deslocarmos nossa visão para a multidão dos desafortunados que não possuem moradia, alimentação, mínimas condições de higiene etc., podemos prosseguir nessa choradeira ?
Mas, voltemos a considerar o terceiro elemento , na verdade, o inimigo ou o obstáculo a ser vencido. Como nos tornar vitoriosos ? Temos de ir à luta com espírito de vitória. Não podemos partir para qualquer disputa julgando que vamos perdê-la. Temos que nos esforçar. Como versejou lindamente Gonçalves Dias " viver é lutar. A vida é combate que os fracos abate/ que os fortes, os bravos, só pode exaltar." Esse terceiro elemento pode muito bem ser satanás, o permanente inimigo do homem que deseja que ele se arrebente em todos os seus projetos e em todos os seus bons propósitos.
E os desafortunados , como ficam ? Nós estamos procurando viver a vida. Eles a estariam matando ?Aí entra a metafísica, a providência divina, as razões do viver, a insignificància da vida terrena, a necessidade de uma outra vida etc. Concluo também que estamos engatinhando na caminhada para a eternidade, porque a tarefa de arregimentar todos em um só rebanho e um só pastor exigirá alguns milênios, eis que as divergências , em todos os sentidos, além de vastíssimas, se nos afiguram insolúveis à visão humana tão imperfeita e desfocalizada.
Ora, ora, pelo que observo , não escrevi abobrinhas nem inúteis e mal traçadas linhas (desculpem minha imodéstia).
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui