Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63136 )
Cartas ( 21349)
Contos (13299)
Cordel (10355)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10647)
Erótico (13588)
Frases (51615)
Humor (20167)
Infantil (5584)
Infanto Juvenil (4928)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141264)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6344)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->LER É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA -- 27/11/2001 - 22:03 (Felipe Cerquize) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A leitura é um hábito que se adquire ao longo da vida. Quem lê quer ler mais e, desta maneira, o hábito torna-se uma necessidade. Antes de tudo,é preciso que, durante a nossa formação, apareçam pessoas que nos orientem para tal. Mestres que nos exercitem, escritores que sejam espontàneos na intenção de divulgar um livro, grupos capazes de criar círculos literários. É preciso criar caminhos que despertem a curiosidade do homem comum. É preciso que o Estado vença a inércia que mantém um índice de analfabetismo tão grande em nosso país. É preciso ter muita vontade para que haja o bem-estar coletivo. Não podemos mais admitir que conjunturas político-regionais criem bolsões com ignorantes, que, por estarem nessa condição, não fazem a menor idéia do real motivo que os levou à situação em que se encontram.

O atleta que faz exercícios físicos diariamente sente vontade de fazer mais. Isto é biologicamente explicado pelos estímulos hormonais que ocorrem dentro do corpo. Talvez, de maneira semelhante, aconteça a voracidade de um leitor assíduo: quando termina de ler um livro, quer ler outro. A cultura também é um exercício auto-estimulado, pois as pessoas que conseguem um certo grau de conhecimento, naturalmente vão querer saber mais. É uma espécie de alimentação da alma e da mente que acaba refletindo na saúde do próprio corpo.

Afinal de contas, qual é o diagnóstico para toda essa carência literária em que a maioria se encontra ? Eu arriscaria dizer que faltam estruturas planejadas para disseminar a educação e a cultura de forma contundente. Muitas vezes, falta também o dinheiro para que belos projetos culturais saiam das gavetas e sigam para as cabeças que tanto necessitam deles. Na verdade, pela própria desvalorização concebida no seio de nossa sociedade, a boa leitura é um artigo barato, com mais oferta do que procura.

Diante de todos esses fatos, não devemos nos acanhar. Pelo contrário, temos mais é que colocar a boca no mundo e avisar aos menos atentos sobre as oportunidades que deixaram de ter quando, por preguiça ou por falta de orientação, desprezaram o conhecimento que uma boa leitura poderia lhes proporcionar.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui