Divino Habsburgo é um sujeito perspicaz. Entrou na Lancheria do Parque e notou o assédio dos gaiatos a Adriane Galisteu. A viúva sennista esboçava tédio por causa da mesmice dos galanteios, eivados de apoteoses ao resultado escultórico de seus aperfeiçoamentos estéticos. "Eles só querem o meu corpo", meditava a musa do bando. Habs aprochegou-se da apresentadora de tevê e no interstício das cantadas sussurou em um dos dois conjuntos de formações anatómicas situados nas partes laterais da cabeça, responsáveis pelo sentido de audição e com função na manutenção do equilíbrio:
- Admiro o teu auto-hetero-didatismo rápido e a tua capacidade de análise circular da utilização dos meios em vista de um fim e da conveniência dos meios para atingir os fins ou, em outros termos, a aptidão para conceber a retroação em círculos meios e fins.
A mulher tonteou. Quase estarreceu. De imediato recobrou-se do frêmito e encarou Divino. Um olhar lànguido, úmido, faminto. Enganchou o autor da simplória observação dirigida a ela e escafedeu-se Porto Alegre afora. O concorde particular de Adriane decolou do Salgado Filho em direção à cordilheira do Himalaia, rumo à cabana da modelo no Everest, arraigada a 6.969 metros de altitude. A instabilidade do tempo obrigou o casal a lançar-se de pára-quedas até o ninho. O pouso foi certeiro.
Divino nem teve tempo de inteirar-se das benesses do recinto, tamanha a avidez de Galisteu. Os dois passaram a praticar as técnicas sexuais indicadas pela comunidade científica mundial. Divino conheceu posições como a dos dois peixes, as voltas do dragão, patos mandarins, borboletas em vóo, gaivotas ao vento, o pinheiro, o galope do cavalo, o bode e a árvore e a fênix brincando na caverna vermelha. Foi e voltou ao Nirvana. Afinal de contas, estava próximo mesmo.
No que a voluptuosa arrefeceu e resolveu tomar um banho de champanha quente, Habsburgo recuperou a respiração, até então rarefeita, e o instinto de sobrevivência.
- Meu bem, vou comprar cigarro e já volto - anunciou, sem esperar resposta.
Exaurido, Divino Habsburgo nem esperou ónibus, táxi ou carona. Mandou-se Everest abaixo.