Essa expressão popular lembra a pessoa pouco recomendável, que não é de confiança. Que, portanto, deve ser evitada. Mas as flores não são os mais lindos seres vivos da natureza? Não nos perfumam a existência? Não são lembranças como demonstração de afeto e amor?
Então quer dizer que há flores repulsivas ao olfato? Sim, há uma, o cravo-de-defunto, que é lindo, mas fede. Falemos dele, de preferência tampando o nariz.
De nome científico "Amorphophallus titanum", é a flor mais mal cheirosa da terra. Também conhecida como flor-cadáver. Chega atingir três metros de altura e pesar 75kg. Antes de desabrochar, praticamente não tem cheiro, mas, quando floresce, libera odor nauseabundo, parecido com o da carne de um cadáver de três dias - que pode ser sentido, pasme, a 800 metros de distància!
Foi descoberta em 1878 nas florestas tropicais de Sumatra, na Indonésia, pelo botànico e explorador Odoardo Beccari. Imagine o horror do cientista: atraído pela beleza da flor, ao se aproximar dela, sentiu-lhe insuportável fedor.
Serve de lição e advertência aos incautos: gente de boa fé pode ser iludida pelo que parece formoso, mas esconde o asqueroso...
* Márcio Cotrim, Revista do Correio, CB, domingo, 06/05/2018, ano 13, nº 677, p. 38.