Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Abastados e inúteis -- 22/06/2001 - 22:01 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ABASTADOS E INÚTEIS
Roberto Corrêa

Pessoas abastadas, bem de vida, não são as mais queridas. Como magnatas, acomodadas, onde não enfrentam qualquer preocupação pelo dinheiro, geralmente são simpáticas, sorridentes, somente resmungando quando algo fora dos padrões normais acontece. Gostam do diálogo, conversam sobre todos os assuntos, principalmente literatura e política, mas , por favor, não insinuem que estão precisando de dinheiro... Se tal acontecer, elas se afastarão imediatamente e, podem estar certos, jamais vocês serão procurados para novas conversações...
Esses são os abastados, pessoas que nunca precisaram de dinheiro, ou melhor, sempre que precisaram ali ele estava, multiplicado pelas misteriosas forças, hereditárias, genéticas ou pela abundància e inesperada corrente de bons negócios ou estupendos serviços.. Como sabem , mais do que ninguém, que dinheiro é tudo na vida material - a única que acreditam e cuidam -, marcam com impressão filmográfica aqueles que não o têm ou não o sabem frutificar , para deles fugirem como o diabo da cruz...
Como em países emergentes a grande maioria é desprovida de dinheiro, inclusive para viver com dignidade, acontece que esses abastados, se invejados não são (pois a inveja é pecado), ao menos, são tidos como inúteis. Tais cidadãos , ao ver da maioria, não servem para nada. Participam da vida social apenas para usufruirem todo o conforto que ela oferece, mas são incapazes de ajudarem alguém, salvo quando são obrigados pela filantropia social, cheia de flashes e iluminuras. Aliás, como já disse, se alguém quiser se aproximar dos ditos cujos na esperança (sempre vã) de alguma possibilidade de ajuda, irá se decepcionar sempre : dinheiro neca.
Esses indivíduos magnetizados pelo dinheiro tornam-se até antipáticos quando - por circunstàncias provocadas por eles mesmos - se deparam com alguém que no passado teve seu nome marcado no spc de cada um deles e que pretende manter, agora, um novo diálogo sem qualquer vinculação monetária. São frios, não receptivos, desviam o assunto ou o adiam, ignorando , todavia, que com tal atitude, estão sendo mais desprezados, como todo agiota perverso e "fominha." São seres inúteis que poderiam ajudar o próximo a sair de muitas agruras , algumas tão pequenas e insignificantes.( O quadro é mais ou menos parecido com aquele antigo do primo pobre e do primo rico da televisão). Abastados e acomodados , com muito favor lhe sorrirão, jamais pensando que estão sendo desprezados ou até xingados pelo seu próximo, que é humilde mas não idiota.
Tudo isso faz parte da vida e estimula o verdadeiro cristão a não seguir o exemplo de tais antipáticos indivíduos, que infelizmente existem, mas a conseguir um grande aperfeiçoamento a ponto de - se algum dia tiver disponibilidade financeira - , ajudar a todos. Evidente que esse todos se refere aos parentes e amigos mais próximos, o que já representa um grande gesto de amor.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui