
Mario Vargas Llosa
Notícia de Última Hora do `The New York Times´
TRADUÇÃO DE FRANCISCO VIANNA
Quinta feira, 07 de outubro de 2010 - 07h12min
O escritor peruano Mario Vargas Llosa ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. A Academia Sueca disse que o prêmio faz justiça ao valor de sua obra e do seu legado, aos 74 anos de idade, e premia especialmente "o seu poder de cartografar as estruturas do poder e suas imagens entrincheiradas de resistência individual, revolta e derrota".
Em 1980 o autor começou a ter maiores atividades políticas no Peru. Em 1983, a pedido do próprio presidente Fernando B. Terry, presidiu a comissão que investiga a morte de oito jornalistas. Quatro anos depois, em 1987, iniciou o movimento político liberal contra a estatização da economia, o que ia de encontro ao presidente Alan Garcia. Em 1990, concorreu à presidência do Peru pela Frente Demócrata (FREDEMO), partido de centro-direita, mas perdeu a eleição para Alberto Fugimori.
Depos disso, voltou para Londres, onde vivia e morava já naquela época, e reiniciou suas atividades literárias. Em 2006, na sua mais recente visita à sua terra natal, Llosa apoiou a candidatura de Lourdes Flores, mas quem foi eleito, novamente, foi Alan Garcia. Suas experiências como escritor e candidato presidencial estão expostas na autobiografia entitulada "Peixe na Água", publicada em 1991.
Leia mais aqui (em inglês)
Saudações,
Francisco Vianna