Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63321 )
Cartas ( 21350)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10712)
Erótico (13596)
Frases (51856)
Humor (20198)
Infantil (5628)
Infanto Juvenil (4967)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141347)
Redação (3359)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6367)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O PARAíSO É NA BAHIA -- 27/01/2010 - 10:51 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





O formato da Ilha dos Frades é de uma estrela de 15 pontas.Legal,não é?Já viram algo assim?
E ,se eu disser que em cada ponta existe uma praia paradisíaca?
Por toda parte existe vestígios da passagem dos jesuítas,(afinal,eram eles o dono da ilha e a venderam antes de serem expulsos) por isso é tombada pelo Património Histórico.
Era conhecida como Ilha dos Monges ou Guenum,para os indígenas ,ou ainda Paramana,que significa "chuva do mar".
Mas,existe outra versão,esta,popular.
Dizem que freiras vieram conhecer a ilha e ficaram estáticas diante de tanta beleza.Daí,começaram a pular,cantar e louvar a Deus numa grande euforia.
Então,o monge falou:-Pára,mana!Pára,Mana.
Assim foi denominada a Ilha.
Longas caminhadas,trilhas numa mata atlàntica quase virgem com muitas árvores nativas,inclusive o pau-brasil ,mergulhos magníficos,um presentaço para o visitante nesses 8 km. de extensão.
Para quem quer viver a história,lá existe ainda as ruínas de um lazareto e restos dos armazéns onde eram escondidos e bem guardados os escravos que desembarcavam vindos da África.Existia uma casa de farinha e duas belas igrejinhas coloniais:Nossa Senhora do Loreto,construída em 1640,na Ponta do Loreto,um dos mais belos lugares da ilha,onde a mata encontra o mar.Porém,é preciso ter cuidado,a praia em declive,resvala para o boqueirão,a parte mais funda da ilha.
A Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe data do sec.XVII e fica na Ponta de Nossa Senhora,onde param as escunas,levando visitantes e turistas.
Há muitas barracas de praia que servem bebidas geladas e tira-gostos,como a lagosta aferventada e camarões alho-e-óleo.Sem falar nas batidas e água de coco.
São muitas as praias ao redor como Paramana,(que tem uma pousada e casas de aluguel para veranistas,)praia da Costa,Loreto,Viração etc.
Como visitar:
O passeio de escuna sai do Centro Náutico da Bahia(junto ao Mercado Modelo,na Cidade Baixa) com a duração de um dia;também é possível chegar por Madre de Deus alugando uma embarcação ou pegando os barcos que saem de hora em hora,levando nativos e visitantes.
Vir a Salvador e não fazer esse passeio é perder a oportunidade de viver um dia magnífico e diferente.

Inesquecível!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui