Usina de Letras
Usina de Letras
29 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63137 )
Cartas ( 21349)
Contos (13299)
Cordel (10355)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10647)
Erótico (13588)
Frases (51619)
Humor (20167)
Infantil (5584)
Infanto Juvenil (4929)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141264)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6344)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->I N V E J A -- 15/03/2001 - 15:42 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Podemos definir a inveja como sendo aquele mal estar que se sente diante do progresso material ou espiritual de alguém. Muitos foram os escritores que discorreram sobre o tema. Basicamente sente-se a inveja quando há mais diferença do semelhança em dois ou mais seres que podem se julgar iguais.
Podemos dizer também que o sentimento de inferioridade é impeditivo do progreso de algumas pessoas.
Os que são tomados pela inveja e não tem consciência disso podem hostilizar, agredir e até destruir o invejado ou seus bens.
As diferenças que o modelo economico produz nas posses das pessoas, aliadas às drogas e desinformação podem construir um divergente social altamente destrutivo.
O invejoso nunca demonstra seu desprazer de forma frontal. Os invejosos estão sempre protegidos pelas sombras de onde atiram seus dardos de descontentamento e frustração.
Geralmente a capacidade intelectual dos que são tomados pela inveja é deficiente. Por esse e outros motivos não conseguem satisfazer-se. São infelizes na direção de suas potencialidades. Não encontram um escoadouro útil para suas forças. E assim atacam, agridem, ofendem e podem provocar danos materiais ou morais nas suas vítimas.
Raramente as pessoas dominadas pelo sentimento persistente de inveja conseguem bons empregos ou boas ocupações.
Alguns chegam a acreditar que seus fracassos são causados por aqueles que invejam. E que portando é bom que se os destruam.
Podemos com o devido respeito que o fato merece, ainda que mal comparando, dizer que Jesus Cristo foi vítima da insidiosa inveja.
Mas creio que a análise dos sentimentos, e a conscientização de que somos imperfeitos portadores da inveja nos tornaria mais humanos e sociáveis. Devemos ser mais tolerantes com as diferenças. Se indispomos de capacidade para nos conscientizar de que a vida é mais do que se vê, talvez estejamos num caminho errado. Talvez estejamos num caminho que não nos propicie o pleno gozo dos prazeres que a vida oferece.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui