Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Allgumas reflexões sobre o século XX -- 19/02/2001 - 22:07 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
REFLEXÕES
Roberto Corrêa

O último ano do século XX começa chuvoso, como que derramando suas lágrimas pela proximidade do fim. Fim e começo de ano sempre proporcionaram - àqueles que gostam de refletir e meditar sobre a vida - pensamentos e idéias abundantes. A nossa cibernética cabeça (nos tempos de hoje temos sempre em mente a linguagem dos computadores), nem sempre consegue fixar o projetor de imagens que a memória ou a mente querem exibir, pois são coisas lindas ou tristes do passado ou temerosas e radiantes do futuro. Talvez oportuno seja , deixar a saudade invadir as cerebrinas elucubrações, sobre a vida que levamos neste século que começa a findar-se. Dependendo da idade de cada um, a bagagem das lembranças poderá ser imensa.
Começo pela década de 30, vestindo farda de menino, entusiasmado pela revolução paulista. Depois a primeira comunhão, o jardim da infància, a primeira escola e os dez anos de infància feliz no seio da família. O circo e o cinema que engatinhava, todos sabendo de cor os nomes dos artistas da época (Jean Harlow, Clark Gable Tyrone Power, Myrna Loy, Peter Lorre, Claudete Colbert, Fred Astaire, Ginger Roger etc.), naquele despertar para a vida. Depois o ginásio, o entusiasmo pelo futebol, o colégio, a chegada da idade adulta. A iniciação no trabalho , a Faculdade, a formatura, namoro e casamento, a vida profissional. A nova família, os filhos , os netos, a aposentadoria. O século vai chegando ao fim .
E nós, já podemos nos despedir da vida com a chegada do ano 2.000 ? Com o pensamento no futuro, com projetos e ideais em mente, tomando conhecimento de falsos caminhos que a humanidade vem percorrendo, somos obrigados a querer permanecer na luta, eventualmente para ser útil com a experiência acumulada. Tudo porém está nas mãos de Deus que realmente sabe da utilidade ou inutilidade dos seus servos. Com a chuva que cessa e o sol que reaparece, também cresce o entusiasmo para desbravarmos o futuro. Precisamos partir para realizações ! Libertar-nos daquilo que nos amarra impedindo aproveite a caravela os ventos favoráveis ! Todos possuem alguma coisa para fazer, alguma coisa para dar e unidos formariam força poderosa para o progresso em todos os sentidos! Talvez o ano 2.000 enseje essa união com o abandono de todas as mesquinharias, desde as pequeninas invejas e ciúmes até a as grandes safadezas e crimes.
Não podemos nos deixar influenciar pela mídia, principalmente eletrónica que - com a globalização - , insiste em divulgar toda a gama mundial das tragédias, guerras , assassinatos, prostituição infantil et caterva. Inclusive nos apavorando com as estatísticas negativas da pobreza, analfabetismo, trabalho infantil, crise de moradias , de empregos , de virgindade etc. E´ preciso dar um basta a esses informativos catastróficos ( alguns deles crassamente imorais), que nada resolvem , mas podem inibir desavisados e fracos a fazerem alguma coisa de positivo . Cada pessoa, antes de corrigir o irmão, corrija-se a si próprio, busque a perfeição. Precisamos voltar aos velhos ensinamentos, realmente sábios, que admitidos e praticados, naturalmente dosados com os ensinamentos cristãos, nos ajudarão a melhorar o mundo, não de uma vez, mas aos poucos e efetivamente; aqui e para terminar, julgo útil relembrar apenas dois : "Mateus, primeiro os teus"; "primo mangiare dopo filosofare".
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui