Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Século do cinema -- 13/01/2001 - 14:56 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SÉCULO DO CINEMA
Roberto Corrêa

Não faz muito se discutia qual a maior invenção do século XX. Talvez tenha até recortes de jornal a respeito, porém - para o que pretendo escrever -, acredito não haja necessidade de precisos e abundantes esclarecimentos. Basta dizer que alguns consideram o computador como a mais importante das invenções, mas entre automóvel, avião, deixando de fora a eletricidade - que se tornou imprescindível -, fico com o cinema transubstanciado na televisão. Verdade que o cinema teria sido inventado pelos irmãos Lumière no final do século passado (XIX), mas o desenvolvimento do mesmo ocorreu inteiramente no século XX. Acredito seja o cinema (tevê), a mais importante e principal invenção, porque deixando o homem encantado com a maravilha da ficção, corporificada em fotografias dinàmicas, é capaz de o influenciar fundamentalmente em sua vida ou, seja, tanto para o bem e como para o mal.
Acredito que o cinema - e a tevê, sua versão moderna, está sempre incluída - é o grande e principal responsável pela violência e imoralidade social tão indesejadas e que se pretende combater efetivamente. Naturalmente, entenda-se , não é o cinema e a tevê em si os causadores de todos os males, mas os homens que se servem deles. O cinema (a tevê) tendo guarida em quase todas as casas - desde as mais luxuosas aos simples barracos de favela, constitui-se , infelizmente, num incentivador da imoralidade e da violência, pois esses são os temas preferidos das diversas programações. Esboça-se reação e há muita coisa boa que o cinema exibe. Estamos convictos ainda, que o cinema, qual animal selvagem, será domesticado , vindo a prestar serviços excelente para o homem, mormente na área da educação.
Através de amigos chegou ao meu conhecimento que grupo de pessoas, excessivamente escrupulosas quanto aos efeitos nefasto do cinema, sequer assistem televisão. Também é um absurdo. Tais pessoas seriam atualisadíssimas pelas leituras de jornais e noticiários de agências informativas , mas televisão mesmo não assistem para não se contaminarem com o lixo exibido. Realmente, o fim do século XX chegou de maneira confusa e ninguém entende mais nada. Quando há dois mil anos se esperava a vinda do Messias existia também muita confusão. Todos queriam saber onde ele apareceria e o que iria acontecer. Hoje, temos de nos quedar atónitos porque está havendo total reviravolta de valores e hipóteses estranhas são levantadas, como a da não exigência do celibato para o sacerdote e a dos ocidentais poderem se casar com duas ou três mulheres...
De qualquer forma, porém, o troféu de maior invento do século vai para o cinema (televisão) porque está ao alcance de quase toda a população e a alimenta ou a estimula tanto para a prática do bem como para a prática do mal. Veículos a motor, inclusive os aviões turbinados e o próprio computador não se encontram ao alcance da maioria e assim embora fantásticos, disputarão a medalha de ouro no século XXI ou nos próximos séculos. Não há como não se deixar de maravilhar com os encantos que o cinema nos proporcionou e proporciona com filmes geniais, sobretudo na grandiloquência das suas montagens, como Os Dez Mandamentos, Quo Vadis , O Vento Levou, A Carga da Brigada Ligeira e dezenas de outros. Não há, outrossim, como não se decepcionar com a multidão de outros filmes violentos , imorais em todos os sentidos, que ajudaram a perversão e a ruína de milhares e milhares de indivíduos, contribuindo decisivamente para o medonho descalabro da sociedade contemporànea.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui