Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Cultura dos novos tempos -- 15/08/2007 - 14:43 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CULTURA DOS NOVOS TEMPOS
Roberto Corrêa

Os novos tempos que estamos vivendo marcam profundas modificações em tudo. Não há o que não tenha mudado. Desde os simples hábitos alimentares, até os tradicionais costumes de lazer e comunicação. Não temos condição, nem talento suficientes para, neste pequeno espaço, fazer apanhado geral das inovações modernas. Pretendemos apenas tecer algumas breves considerações à "cultura" popular que nos envolve. O povão hoje é dominado pela televisão que, entre outros hábitos, impós o de assistir novelas, telejornais e alguns programas de auditório, bem como competições esportivas, sobretudo futebol.
Portanto, a cultura que se obtinha antes pelo intercambio das conversações, visitas, eventual interesse pela literatura, livros e revistas especializadas dos diversos saberes, inclusive religioso - com destaque para conferências e pregações sacras -, simplesmente deixou de existir. A meninada e moçada de hoje estão presos aos videogames, academias esportivas, computadores, estes utilizados para extensos e perigosos bate-papos pela internete, que serve a maioria das vezes para passeios inconfessáveis, de preferência sensuais e eróticos. Com isso as novas gerações, pode-se dizer, não se interessam por livros de quaisquer espécies, só os compulsando, com muito favor e sacrifício, por ocasião dos vestibulares. Assim, pode-se considerar perda de tempo, insistir para que os jovens de dediquem mais à leitura de livros e cultuem atividades intelectuais semelhantes.
Não será fácil descobrir como motivar a juventude a se interessar pelos valores fundamentais da vida, porque os adultos do nosso tempo, doutrinados desde longa data para marginalizarem os ensinamentos cristãos, não têm como substituí-los por outros, que se considerem superiores ou melhores. A ausência, verbi gratia, de doutrinação sobre o pecado, sobre a necessidade de se ter vida exemplar, porque seremos julgados após a morte, desapareceu por completo. As consequências dessa omissão motivam o que estamos presenciando: cultura popular balofa (há muitos abnegados a levar ocupação para a periferia, com esportes, música, dança etc. que, pela falta da básica motivação cristã, se tornam meros paliativos no contexto geral), incrível aumento da criminalidade, com delitos jamais cogitados e "popularizados" (constantes sequestros de todos os tipos, com predomínio dos "relàmpagos", homicídios crudelíssimos, etc.). O clamor é geral, mas os cidadãos que estatuíram como religião os diversos tipos de socialismo, prescindindo de Deus, tomam providências continuamente, todas inócuas, pois não atingem o cerne da questão, que seria maior aproximação com o Criador de todo o universo. Se não seguirmos as Suas normas, os Seus mandamentos, jamais seremos beneficiados por completo.

Também visite nosso site : www.domusaurea.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui