Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O século XX acabou -- 26/12/2000 - 12:02 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O SÉCULO XX ACABOU
Roberto Corrêa

Festivamente, dia 31 de dezembro de 2.000, último dia do século XX, cai num domingo. E, definitivamente, no dia seguinte 1º de janeiro do ano 2001, entramos no século XXI que integra o terceiro milênio. Não nos encontramos aptos a discorrer sobre a importància dos séculos e milênios, tão pouco para aquilatar a importància dos mesmos para as nossas vidas. Mas, dando asas à imaginação, podemos supor que, na eternidade, o conglomerado das almas das infinitas moradas do Senhor, talvez se encontrem subdivididas em milênios e agrupadas por séculos e séculos. Porque, se é de fé que a simples presença de Deus nos será suficiente para a suprema ventura no paraíso, também faz parte das elucubrações teológicas que as almas lá, se reconhecerão e se confraternizarão, conforme o grau de parentesco e amizade que tiveram aqui na terra.
Ora, quer-me parecer que o encontro das almas que viveram num mesmo século seja bem mais fácil de acontecer do que se não existisse qualquer classificação. Aliás, a minha imaginação se encontra bastante acanhada, porque no céu , no ancoradouro das almas, é evidente que a organização será perfeita e quaisquer dificuldades inexistirão. Mesmo assim, teimo em pensar que as acomodações celestiais, instaladas em galáxias e quasares ou locais conhecidos por outros nomes, facilitarão muito o reencontro das almas que viveram no mesmo século e por isso terão alguma afinidade e alguma razão para diálogo. É melhor ficarmos por aqui, nessas complexas divagações e dialogarmos sobre coisas palpáveis, alcançáveis pelos nossos sentidos. Assim, despedindo-nos do século XX, de cujas lembranças escrevi algumas coisas em cronicas anteriores, resta-nos esperar que nos encontremos plenamente felizes nesta última passagem de ano, agora para o primeiro ano do século XXI. Essa plenitude de ventura, como sempre acentuo ou deixo a entender, sempre será relativa, dado a nossa ínsita condição de criatura imperfeita.
E, adentrando o século XXI, carregando bandeiras e estandartes, com a imensa e feliz comitiva que nos acompanha, vamos prosseguir na caminhada em direção à terra de Canaã. Tudo nos será mais fácil se conseguirmos o apoio da Divina Providência. Luzes e trombetas parece anunciarem que o homem deixou o orgulho de lado e procura se aproximar e se aliar ao verdadeiro Deus. Quando essa união estiver concretizada - as forças do bem, unidas na disseminação da prosperidade, no firme repúdio à violência e persecução da paz- , indubitavelmente o homem poderá viver mais feliz. Esperamos que Deus Pai, misericordioso, em regozijo pelos 2000 anos da vinda de Jesus, seu divino filho, conceda abundantes graças à toda a Humanidade, especialmente ao seu povo eleito, no sentido de realmente, o primeiro ano e todos os demais do século XXI, serem de imensa felicidade.
Meus amigos, um grande abraço a todos vocês e que possamos continuar a viver com o propósito de difundir o Reino de Deus . Esperamos que, para tanto, continuemos a receber as graças de Deus Pai Todo Poderoso e que, felizes, repartamos com os companheiros terráqueos as insopitáveis alegrias da fé e as confortadoras mensagens da esperança.
Até o século XXI.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui