Usina de Letras
Usina de Letras
28 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63460 )
Cartas ( 21356)
Contos (13307)
Cordel (10364)
Crônicas (22586)
Discursos (3250)
Ensaios - (10765)
Erótico (13601)
Frases (51964)
Humor (20212)
Infantil (5642)
Infanto Juvenil (4998)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141391)
Redação (3379)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2444)
Textos Jurídicos (1975)
Textos Religiosos/Sermões (6387)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->VIGOR LITERÁRIO -- 11/11/2006 - 22:56 (JOSÉ EURÍPEDES DE OLIVEIRA RAMOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
VIGOR LITERÁRIO

José Eurípedes de Oliveira Ramos

Há pouco mais de dez dias, em solenidade ocorrida na sede da Fundação de Esportes, Arte e Cultura (FEAC), a Biblioteca Pública Municipal divulgou o resultado do concurso literário que anualmente promove (de cronicas, neste ano). Entre os premiados, a maioria era de jovens ou iniciantes que se juntaram aos concorrentes já entrados na maturidade. O II Concurso Alfredo Palermo, que abrange estudantes do ensino fundamental, médio e universitário, e os escritores não estudantes, registrou sua segunda edição (contos), em solenidade realizada no dia 10 de novembro. Novamente, a participação de jovens e de iniciantes contemplados foi notável. Há cinco anos, sob empenhado apoio da Ribeirão Gráfica, do Poder Público, da imprensa e de voluntários, temos vivido o sucesso da "Feira do Escritor Francano", com o lançamento médio anual de 15 novos livros de autores conhecidos e de novos escritores, somente de literatura.
Da tradição francana, da motivação despertada pelo atuante movimento literário, do estímulo dos professores, e sobretudo do espontàneo e irrestrito apoio aos escritores oferecido pela imprensa que a todos acolhe; pela quantidade e, mais, pela qualidade das letras locais, a nossa literatura vive uma fase áurea.
Estudantes de todos os níveis escolares e cidadãos não estudantes, iniciantes e veteranos, jovens e maduros; notando-se a participação maior das mulheres; reproduzem o vigoroso movimento literário de nossa cidade.
Hoje, como ontem e será amanhã se reúnem no encontro dos valores: em saraus, oficinas, concursos, na imprensa, nas academias, nos grupos e confrarias de estudo e ensino. Essa reunião aberta: hoje, como ontem, e assim será amanhã, reflete o vigor de nossa literatura, simbolizada pela herança das nossas raízes, representadas hoje pelos veteranos e em continuado renascimento pelos novos que farão o amanhã literário de Franca.
E, se isso foi possível e assim será amanhã, é porque muitos sonharam, acreditaram e hoje, unidos, idealizam e se abraçam sob a beleza da arte e por ela são abraçados em apertado enlace de amor.

José Eurípedes de Oliveira Ramos
Da Academia Francana de Letras.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui