Este ano, duas grandes expectativas: copa do mundo e eleições. Com tal agendamento, as demais atividades que podem ocorrer, tornaram-se secundárias. Até há pouco, prendia a atenção o lançamento do principal candidato da oposição ao atual governo, que culminou com a escolha de Geraldo Alckmin à presidência da República. Para redatores de textos sobre política constitui um prato cheio, discorrer sobre as razões que predominaram nessa escolha. Nós outros, que abordamos temas diversificados, mais sobre aspectos filosóficos, éticos, religiosos, sempre de maneira sucinta, seguimos outros àngulos para a elaboração da mensagem.
Observamos que a seleção brasileira, dado o volume abundante de jogos, tidos como preparatórios, parece ter se cansado e assim, todos que se interessam por futebol e pela copa passam a se preocupar. Reportagens, entrevistas, mesas redondas serão realizadas tudo para entretenimento e deleite dos aficionados desse esporte. Em junho começará a copa e até meados de julho será o assunto predominante e absorvente. Depois, vêm os preparativos para eleições e surgirão centenas de candidatos, pois deverão ser eleitos senadores, deputados, governadores, prefeitos, vereadores.
Com isso, afora os próprios e pessoais interesses, estaremos absorvidos nesses atrativos exteriores e sentiremos na pele que este ano passará rapidamente. Estamos começando a nos incucar com a rapidez dos dias e dos anos. Por que será que a vida começando aos quarenta, como se vai acostumando a dizer, os cinquenta , sessenta, setenta, passem a chegar tão velozes? Encarando na minha ótica católica, passo a entender com mais clareza as palavras, "o reino de Deus está próximo", constante em diversas passagens evangélicas. Quando jovem, tais passagens passavam desapercebidas ou pouco me interessavam mas agora, em provecta idade, entendo com mais profundidade o seu significado. Quer-nos parecer, que estamos sendo obrigados a refletir, com mais frequência, que caminhamos para o reino de Deus, no qual nos integraremos quando fecharmos os olhos para este mundo. Desta forma, temos,desde já, de cuidar dos preparativos para essa viagem compulsória, sendo que a única vantagem é que não nos precisaremos preocupar com malas e o transporte de quaisquer bagagens. Lá chegados, seremos radiografados e, consultado o Livro da Vida, seremos destinados à acomodações, conforme os haveres favoráveis, obtidos pela contabilidade celeste. Com tais considerações, esperamos que as efêmeras expectativas deste ano nos sejam sempre favoráveis e que as usufruamos da melhor maneira, eis que o reino de Deus, realmente, se encontra cada vez mais próximo.
Visite o meu site: www.domusaurea.com.br