Não entendo como se pode viver com R$260.00 por mês, que é o salário mínimo (e único, para milhões e milhões de pessoas) no Brasil. É a pobreza institucionalizada por uma lei incrivelmente cruel - a de manter os pobres bem pobres e sempre pobres. Com 260 reais por mês ninguém pode fazer nada além de comer para sobreviver, e muito mal, mas muito mal mesmo. Com 260 reais por mês não é possível que alguém tenha orguho de ser humano. Ou a dignidade que é nosso sinal de nascença e que, aos poucos, diante da miséria diária, vai perdendo sua força, seus moldes, sua estrutura.
260 reais por mês... O Figueireido (foi um não-eleito presidente do país por um certo tempo)disse que, se recebesse um salário mínimo, se daria um tiro na cabeça. Menos mal que a idéia não se propagou, porque se assim fosse, não bastariam cemitérios e caixões. O número de suicidas seria estarrecedor.
É abismal a diferença entre pobres e ricos no Brasil. É um insulto à inteligência, à sensibilidade, ao senso comum. Mas dá para ver a razão - pagando R$260. para milhares de pessoas, é possível que o punhado que lhes paga isto possa alcançar níveis altíssimos da boa vida. Porque o que sobra dá para poucos viverem em nível de riqueza internacional - aquela que se pode alcançar em dólar ou em euros.
Morando no exterior, a cada vez que volto para o meu país, fico meio atordoada com o desnível. Uma pena. Um país tão rico. E tão pobre.
-------------
Érica Eye