Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63348 )
Cartas ( 21354)
Contos (13304)
Cordel (10362)
Crônicas (22580)
Discursos (3249)
Ensaios - (10720)
Erótico (13598)
Frases (51872)
Humor (20199)
Infantil (5632)
Infanto Juvenil (4973)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141350)
Redação (3362)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6371)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Entusismo para viver -- 11/06/2004 - 22:29 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ENTUSIASMO PARA VIVER


Sem entusiasmo a vida se torna monótona e pode chegar a ser deprimente. Por isso, temos de fazer esforços para conseguir nos libertar das mazelas, dos aborrecimentos, enfim, de tudo que pode nos emperrar e fazer com que a gente caia numa choradeira, em lástimas enervantes e inócuas, que apenas servem para nos deixar ainda mais infelizes. O problema é que todos têm problemas e então, só quem dispuser de muita força interior conseguirá superá-los.
Daí a vantagem de quem pratica o Cristianismo porque , nos seus preceitos e ensinamentos, tudo que é necessário para elevar o espírito nele é encontrado. Vejam, como é verdadeiro o que estou a escrever. Há pouco, em simples leitura dos salmos de Davi li essas confortadoras palavras : " Bem-aventurado o homem que teme o Senhor e que põe as suas delícias em cumprir os seus mandamentos. Poderosa será a sua posteridade sobre a terra, bendita será a geração dos justos. Há glória e riqueza na sua casa e a sua justiça permanece por todos os séculos" (Salmo CXI, Felicidade do justo). O salmo ainda continua entusiasmando quem pratica o bem. E as orações, os sacramentos não constituem também outros estímulos, outras fontes de energia?
No dia a dia repetitivo, às vezes fatigante, precisamos criar uma "política" saudável, que não desgaste o otimismo de vencer todos os obstáculos e de ser em tudo bem sucedido. Pequenos detalhes - que na verdade podem ser grandes trunfos -, devem prevalecer, para não tumultuar ou toldar as boas disposições. O sim e o não, que temos o arbítrio de pronunciar, ao serem utilizados, devem ser sopesados com sabedoria e aplicados com decisão inflexível. Dizer sim em tudo que traz felicidade para si e para o próximo é muito conveniente. Naturalmente a pessoa terá de instruir-se adequadamente e conhecer, ao menos, os preceitos éticos catalogados no direito positivo e natural para se sair sempre bem. Exemplificando para maior compreensão (com frequência, a comodidade, o egoísmo nos impelem a dizer não) : não iremos àquela reunião porque o horário não nos agrada; não ajudaremos aquela campanha porque os seus organizadores são chatos; não leio o que fulano escreve porque é muito pedante; não gosto daquele sujeito porque gosta de aparecer, porque inventa as coisas, porque é cheio dos trique-triques etc., etc. Às vezes , porém, optar pelo não é absolutamente necessário porque o sim significaria consentir no erro, no pecado. O que pretendo dizer, afinal, é que aprendamos usar adequadamente o não e o sim.
Preparados para saber usar o sim e o não, na execução das atividades cotidianas, jamais devemos perder o entusiasmo, inobstante não sejam - essas atividades- do nosso total agrado. Em assim procedendo, mantendo o espírito cristão e protegidos pela unção divina, alegria e ventura serão uma constante em nossas vidas.
Visite o meu site: www.domusaurea.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui