Usina de Letras
Usina de Letras
69 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63895 )
Cartas ( 21386)
Contos (13326)
Cordel (10376)
Crônicas (22605)
Discursos (3261)
Ensaios - (10897)
Erótico (13607)
Frases (52426)
Humor (20253)
Infantil (5709)
Infanto Juvenil (5079)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1389)
Poesias (141249)
Redação (3393)
Roteiro de Filme ou Novela (1067)
Teses / Monologos (2447)
Textos Jurídicos (1985)
Textos Religiosos/Sermões (6457)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A Excelência das virtudes -- 27/09/2000 - 21:02 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A EXCELÊNCIA DAS VIRTUDES
Roberto Corrêa

Não se praticam mais as virtudes como antigamente. Isso é incontestável, porque o tumultuado mundo moderno se encontra carregado de todos os vícios, desde o simples alcoolismo até a complexa luxúria em seus meandros sensuais e obscuros. A dominadora mídia - que faz a apologia de todos os crimes e incentiva a devassidão com reportagens fantásticas de streep-tease e sado-masoquismo, sem dúvida alguma é a responsável pela difusão e incremento de todo o mal. Ela não é a produtora do mal, apenas a divulgadora; a cínica co-autora, a hipócrita cúmplice. A origem do mal, se encontra na fonte, na sua geração, portanto, no próprio homem degenerado pelo pecado.
Vamos, por exemplo, lembrar algumas virtudes, que enaltecem e dignificam o ser humano. Escolhamos para começar, a pureza ou castidade. Que valor inestimável representa a inocência das crianças, a pureza das suas almas e corações ! E como é gratificante encontrar adolescentes e jovens que procuram se resguardar contra a concupiscência, em incansável luta para vencer as más inclinações. Nos tempos atuais essa virtude se encontra estraçalhada pelos perversos inimigos do Cristianismo, pois, apoiada em doutrinadores e cientistas famosos (naturalmente homens descrentes e sem fé), a castidade , inclusa a abstinência sexual, deixaram de ser insistentemente aconselhadas. Sob pretexto de se combater a aids, um dos flagelos do século XX, ao invés de se aconselhar com veemência a prática da castidade, procura-se espalhar preservativos entre jovens -dando sinal verde para precoce e inconveniente atividade sexual- o que sem dúvida, incrementa a própria doença, a imoralidade e a devassidão.
Pseudos terapeutas sexuais abordam, por exemplo, a questão da maternidade de adolescentes com o maior descaramento, insinuando que os pais devem se acomodar ou aceitar com a maior naturalidade e benevolência essa situação. Fiquei estarrecido com esse posicionamento estampado em jornal de Campinas (31-11-98) de duas terapeutas sexuais que ignoram e consideram anacrónicos ou obsoletos os ensinamentos da moral cristã e deles, sequer fazem menção em seu artigo.
Outras virtudes precisariam ser lembradas com frequência - a humildade, a generosidade, a mansidão etc. -, para servirem de modelo e estímulo ao aperfeiçoamento individual. Por quê não se cuida com insistência e assiduidade de todos esses hábitos salutares que enaltecem e dignificam a criatura humana ? Alguma coisa de errado existe em tudo isso. Os resultados dessa omissão e o direcionamento da mídia para a divulgação das mais estranhas perversidades e das ocorrências mais deprimentes, são facilmente constatáveis na vida social contemporànea, insatisfatória e cheia de perigos. Todo mundo é catedrático em reconhecer e apontar todos os males que nos cercam. É preciso, porém, que deixemos de ser omissos e assumamos papel de cruzados dos novos tempos. Há necessidade urgente de se lutar para que as virtudes sejam reimplantadas ou aperfeiçoadas na educação e na vida de cada um de nós.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui