Finalmente, chegou o ano 2.000 ! Bem-aventurados nós outros que, mercê de Deus, conseguimos viver nesta e até esta data. Alcançando o ano 2.000, que é o último do século XX, estaremos - se assim aprouver ao Criador - em condições de ingressar no terceiro milênio e século XXI , a partir de 1º de janeiro de 2.001. O ano 2.000, por ser um ano de transição, o último do século XX - em que percorremos a maior parte dos caminhos de nossas vidas ( refiro-me à queles que, encontram-se em provecta idade), deixa-nos ao mesmo tempo, apreensivos e esperançosos. Apreensivos porque - com números não pequenos na idade - caminharíamos para a escuridão da noite se, graças a Deus, os potentes holofotes da fé não nos iluminassem. Sem fé , depararíamos com negritude total, incomensurável desespero, pois teríamos de admitir a dura "verdade" dos materialistas: o morto reduzido a pó , suas cinzas espalhadas por todos os cantos e recantos... Nada mais existiria e nada mais se sentiria...
As insatisfações que nos perseguem integram o conceito da vida moderna. Infelizmente a poderosa mídia, que poderia difundir ou espalhar edificantes e salutares exemplos é incompetente e despreparada para tão importante e nobre missão. Há cem anos tínhamos mensagens pelo púlpito, jornais e livros; tudo mais edificante porque o púlpito pregava moralidade , decência e só pequena parcela da população tinha acesso aos livros. Com o progresso ,o púlpito desapareceu, e a sensualidade existente em alguns livros passou para as revistas, cinema, rádio , televisão. A pregação da mídia é fascinante, cómoda porque é moderna e se instaura em todas as casas, não exigindo a locomoção das pessoas. Veja porém o que fez do mundo : transformou-o barbaramente, propagando a subversão de todos os valores e colaborando na implantação do reinado da violência, do medo, corrupção, prazeres proibidos et caterva.
Felizmente nos encontramos também esperançosos. Como a fé remove montanhas, nós que a possuímos como um tesouro inesgotável e eterno, acreditamos nas benesses que o ano 2.000 trará a todos os crentes. E´ o jubileu conclamando à alegria pelos 2.000 anos da vinda de Jesus , o Deus feito homem, redentor da humanidade condenada pelo pecado. Não é justo pensar que o Supremo Criador tenha - no magnífico projeto de criar o homem - o destinado a todos os sofrimentos, sem quaisquer esperanças de ventura. A lógica, o bom senso , a própria revelação nos esclarecem que o homem foi colocado num paraíso para ali viver até quando fosse chamado para a eternidade celestial. Mas a serpente demoníaca enganou Eva, a mãe dos mortais, que praticamente exigiu a solidariedade do seu apaixonado companheiro Adão.
E, com essa história toda, nós , também descendentes desses pais terrestres , encontramos um paraíso revolucionado. Aquela rastejante serpente , infelizmente, ainda caminha pelo planeta tentando enganar todos os mortais. Para enfrentá-la temos de recorrer à Santíssima Virgem que - comandando as legiões de anjos e arcanjos -, pode expulsá-la definitivamente para os confins do inferno. Que assim aconteça e que o ano 2.000 seja de máxima felicidade para todos nós.
Crónica escrita em dezembro de 1999