| 
 SALVO PELA CRUZ
 Mariajosezaninitauil
 
 Senhor,
 sou pecador
 servo do pecado
 mesmo assim
 tua vida
 deste por mim...
 Tua carne
 em sacrifício
 ofereceste
 Com teu sangue
 me purificaste
 Minha iniquidade
 carregaste
 Foi crucificado
 contigo
 o velho ser
 que havia em mim
 Porque eu creio
 sou liberto
 renovado
 Tua cruz
 é meu símbolo
 lembrança de salvação
 É por graça...
 méritos não tenho
 Mesmo assim...
 tu me amas...
 me perdoas...
 me chamas...
 Eu vou, Senhor!
 
 EVANGELHO
 
 Herodes, a raposa. Lamentação sobre Jerusalém
 Lc 13,31-35
 
 Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: "Deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar". Ele disse: "Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia chegarei ao termo. Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, pois não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.
 "Jerusalém, Jerusalém, cidade que mata os profetas e apedreja os que lhe foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas não quiseste! Vede, vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não mais me vereis, até que chegue o tempo em que direis: "Bendito aquele que vem em nome do Senhor"".
 
 Comentário do Evangelho
 Sem medo dos prepotentes
 
 É interessante notar como alguns fariseus tenham ido avisar Jesus a respeito das intenções assassinas de Herodes. A hostilidade deles contra o Mestre, e as contínuas controvérsias entre eles, leva-nos a suspeitar de suas reais intenções. À primeira vista, tem-se a impressão de que os fariseus queriam proteger Jesus das tramas do facínora Herodes. Este já havia eliminado João Batista. Agora, queria eliminar também Jesus. Quiçá desejassem evitar complicações com os romanos, supondo-se ser Jesus deveras um revolucionário, um sublevador da ordem. Contudo, a notória hipocrisia dos fariseus recomendava pôr em xeque suas boas intenções. Não conseguiram, porém, enredar o Mestre nesta trama.
 Jesus sabia serem eles emissários de Herodes, com quem pactuavam. Por isso, mandou-os de volta com um recado para aquela "raposa" política.
 Apesar das ameaças, o Mestre levaria em frente sua missão, sem se intimidar com a prepotência e a arrogância de Herodes. O conselho mal-intencionado dos fariseus jamais haveria de demovê-lo do caminho traçado pelo Pai. Sua missão só chegaria ao fim, quando o Pai assim o determinasse. Seria inútil querer detê-lo, servindo-se de malícia ou de astúcia.
 Foi vão o projeto assassino de Herodes contra Jesus. Este "privilégio" caberia a Jerusalém, a Cidade Santa, que se tornou assassina dos enviados de Deus. A morte de Jesus seria mais uma demonstração da vocação desta cidade: ser assassina dos profetas.
 
 Oração
 Espírito de firmeza e determinação, fortalece minha fé, de modo a predispor-me para enfrentar e vencer todas as forças contrárias à minha decisão de ser fiel ao projeto do Pai.
 
 OREMOS   UNS   PELOS    OUTROS
 
 
 Tomai sobre vós o meu jugo,(...) e encontrareis descanso para as vossas almas.
 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
 Mateus 11:28,
 
 
 
 |