Dom Estêvão Bettencourt, monge beneditino, redator durante décadas da revista "Pergunte e Responderemos" (PR), meu antigo professor de várias matérias de Sagrada Escritura, faleceu hoje às 4 horas da manhã no Rio de Janeiro, segundo mensagem que recebi de minha mãe.
Grande defensor da fé e dos valores critãos, Dom Estêvão, desde que o conheci, sempre teve uma aparência franzina, que contrastava com a sua atividade incessante. Sempre causou admiração, em mim e em outros, o modo como ele conseguia administrar tão bem seu tempo. Como ele conseguia preparar sozinho o conteúdo mensal da revista PR, dar aula de diversas disciplinas teológicas e ainda exercer o cargo de diretor executivo da Faculdade de Filosofia João Paulo II? Onde ele encontrava tempo para regidir os seus opúsculos sobre diversos temas (desde a maçonaria até a reencarnação), e ainda suas apostilas de cursos da Escola "Mater Ecclesiae"? E ainda - o que é supreendente! - como ele se dava o trabalho de corrigir pessoalmente os exercícios dos alunos que faziam tais cursos por correspondência?
Sou seu devedor de inúmeros favores, pois ele sempre estava disposto a ajudar. Sua revista PR sempre se prestou a esclarecimento de assuntos relativos à vida e a família. Aborto, esterilização, anticonceção, fertilização in vitro, eutanásia, clonagem, células-tronco, hedonismo sexual, prostituição, homossexualismo etc. eram temas recorrentes em suas publicações.
Seu estilo conciso, simples e direto procurava responder com clareza às grande questões levantadas pelo público.
Quantas vezes - com grande gratidão reconheço - ele abriu espaço em PR para publicar matérias que eu havia escrito...
Agora que ele deixou este "vale de lágrimas", temos o dever de rezar por sua alma e de procurar, na medida de nosas forças, minimizar o impacto de sua partida sobre a causa pró-vida e pró-família.
Afinal, estamos aqui não para vivermos, mas para doarmos a vida, para nos consumirmos pelo bem do próximo, como fez Dom Estêvão.
Maria Santíssima o acolha no Céu com os anjos e os santos de Deus.
Roma, 14 de abril de 2008
Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz
Presidente do Pró-Vida de Anápolis
Telefax: 55+62+3321-0900
Caixa Postal 456
75024-970 Anápolis GO
http://www.providaanapolis.org.br
"Coração Imaculado de Maria, livrai-nos da maldição do aborto"