Oferecerá serviços a jornalistas e canais de televisão
JERUSALÉM, segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
ZENIT.org
No dia 12 de janeiro foi inaugurado em Jerusalém o Franciscan Multmedia Center, que pretende oferecer informação sobre a Terra Santa e sobre a mensagem dos santos lugares aos jornalistas e canais de televisão.
Assim explicou na bênção do Centro, acolhida na «Terra Santa College», o Frei Dobromir Jasztal, ecônomo da Custódia franciscana da Terra Santa.
A festa convocou aproximadamente cem pessoas, entre as quais se encontrava o núncio apostólico, o arcebispo Antonio Franco.
A cerimônia começou com um canto em português, pois a Custódia confiou o Centro à comunidade brasileira Canção Nova, cuja missão, segundo esclareceu o fundador, Pe. Jonas Abib SDB, consiste em evangelizar com os novos meios de comunicação.
O Pe. Pierbattista Pizzaballa, custódio da Terra Santa, explicou que a criação do centro exigiu quatro longos anos, com importantes problemas econômicos.
Este lugar, disse, segundo informa a Custódia da Terra Santa, está «no centro de uma Terra que interpela todos, em primeiro lugar os cristãos, todos os cristãos, não só os católicos, que não têm grandes e poderosos meios de comunicação, mas que contam com uma importante rede de jornais, emissoras de televisão, pequenas realidades eficazes para chegar ao coração das pessoas e nos diferentes lugares do planeta».
Este centro, disse, nasce «para comunicar desde a Terra Santa uma palavra de esperança».
Maria de Lourdes Nunes, da Comunidade Canção Nova na Terra Santa, invocou a intercessão de São Francisco e de Santa Clara, que é a padroeira da televisão e agradeceu ao padre custódio por ter acreditado no projeto.
«O desafio é grande e temos necessidade de ajuda. Temos meios, idéias, criatividade, e um pouco de fantasia. Mas vocês são testemunhas de uma história. São uma boa notícia que queremos fazer ver a partir da Terra Santa», disse, dirigindo-se aos presentes, muitos deles franciscanos.