Rede Informática da Igreja na América Latina levará missão até os mais afastados
Conclusões da reunião continental celebrada em Honduras
TEGUCIGALPA, segunda-feira, 24 de setembro de 2007
ZENIT.org
A Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL) concluiu sua décima reunião continental com o compromisso de promover a «grande missão» lançada pela Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, chegando «até os mais afastados».
«A RIIAL dedicará seus esforços a facilitar toda tarefa comunicativa da Igreja em chave de comunhão e missão na cultura digital», explica Letícia Soberón, coordenadora geral da Rede.
Em particular, declara, haverá ênfase em «encontrar soluções a favor da inclusão das comunidades afastadas e necessitadas».
Na reunião, celebrada no Valle de Ángeles, perto de Tegucigalpa, de 17 a 21 de setembro, participaram cerca de cem comunicadores (bispos, sacerdotes, religiosas, religiosos e leigos) da América e Europa.
Em seus trabalhos, estiveram acolhidos e acompanhados pelo cardeal Óscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, e pelo arcebispo Cláudio Maria Celli, novo presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.
Foram numerosos os representantes do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), em particular, Dom Héctor Gutiérrez Pabón, bispo de Engativá (Colômbia) e presidente do Departamento de Comunicação do CELAM, e de Dom Guillermo Ortiz Mondragón, bispo de Cuautitlán (México), presidente da Seção Novas Tecnologias do Departamento de Comunicação do CELAM.
Nesse sentido, a reunião da RIIAL deu um impulso concreto ao espírito de colaboração que há entre o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais e o CELAM.
Dom Celli, ao concluir, expressou sua alegria pelos resultados da reunião, em particular pelo espírito eclesial respirado nela, e alentou os participantes a serem missionários, dedicando-se com profissionalismo à «diaconia» da cultura digital, tendo em conta o próximo Sínodo mundial dos Bispos, previsto para 2008, sobre a Palavra de Deus, no Vaticano.
A reunião se caracterizou pela busca da intercomunicação e colaboração entre os três grupos que formam a RIIAL: técnicos, conteúdos, análises e prospectiva.
–O «grupo técnico» adotou, entre suas conclusões, a «implementação das redes diocesanas de informação eclesial», depois de ter aplicado uma experiência piloto realizada por nove dioceses da América Latina.
Esta equipe elaborou também estratégias para melhorar a formação dos técnicos nacionais e diocesanos da RIIAL, que prevê, entre outras coisas, a elaboração de um manual de procedimentos e perfil de suas competências.
Entre as propostas de novos desenvolvimentos tecnológicos, destaca-se o «Diretório virtual continental», depois de terem-se constatado os desenvolvimentos de diretórios eclesiásticos virtuais em países como Chile, Bolívia e Colômbia.
Além de seguir desenvolvendo novas aplicações para o «Office Eclesial», pacote de programas para dioceses e paróquias, a equipe de técnicos propôs criar um administrador de conteúdos católicos para páginas web católicas, servindo-se da experiência de Catholic.net.
–O «grupo de conteúdos» se comprometeu a seguir desenvolvendo um catálogo de recursos católicos na internet, e o buscador www.cprius.es.
Do encontro surgiu a iniciativa de criar uma comunidade virtual (foro) entre os membros da RIIAL para promover a comunicação interativa e contribuir com elementos de reflexão, documentos e experiências significativas de interesse comum.
–O «grupo de análise e prospectiva», do qual participaram vários bispos, constatou a maturidade da RIIAL, «evidenciada pela qualidade das experiências e projetos em curso».
Como prospectiva, apresentou-se «a comunicação para a comunhão em ordem à missão».
Entre os objetivos que este grupo propôs à RIIAL, destacam algumas propostas, como a de «conhecer, valorizar e difundir na Igreja a nova cultura da comunicação, especialmente a que se refere ao mundo do ciberespaço».
O «grupo de análise e prospectiva» sugeriu «possibilitar na internet verdadeiros espaços de oração e de encontro com Deus», assim como «difundir a Palavra de Deus e o Magistério da Igreja, assim como o rico conteúdo espiritual e cultural do patrimônio e literatura cristã».
Outro dos objetivos propostos foi «colaborar com o resto das ações pastorais da Igreja, especialmente com a ação catequética e social com os recursos e serviços informáticos adequados».
Outra das propostas é «contribuir na Rede, mediante “espaços-estudo”, à criação de uma verdadeira central de recursos formativos que aproximem o pensamento e a cultura cristã de todos os homens e ajudem os cristãos a dar razão de sua fé».
A reunião concluiu em 21 de setembro com a celebração de uma Eucaristia no Santuário de Nossa Senhora de Suyapa, patrona de Honduras, presidida pelo cardeal Maradiaga, e concelebrada pelo arcebispo Celli. Ao final da mesma, aconteceu o «envio missionário» dos participantes no encontro.