Dom Dimas Lara é novo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro foi eleito com 192, dos 273 votos
www.zenit.org
SÃO PAULO, sexta-feira, 4 de maio de 2007 (ZENIT.org).- A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) elegeu esta sexta-feira seu novo secretário-geral para os próximos quatro anos. É Dom Dimas Lara Barbosa, bispo auxiliar do Rio de Janeiro.
Votaram 273 bispos, que, no terceiro escrutínio, elegeram Dom Dimas Lara com 192 votos. Os prelados brasileiros reúnem-se estes dias (até 9 de maio) em Itaici (município de Indaiatuba, São Paulo), em sua 45ª assembléia plenária.
O secretário-geral assume a função de gerenciamento efetivo da Conferência Episcopal, remetendo-se aos outros membros da presidência. Essa quinta-feira, haviam sido eleitos o novo presidente do organismo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo nomeado de Mariana (Minas Gerais) e o vice-presidente, Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus (Amazonas).
Dom Dimas Lara Barbosa nasceu no dia 1 de abril de 1956, em Boa Esperança (Minas Gerais), onde residiu até concluir o segundo grau.
Formou-se em Engenharia Eletrônica no ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos (São Paulo). Trabalhou como Engenheiro no IAE - Instituto de Atividades Espaciais, e na Eriksson do Brasil, também em São José dos Campos.
Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia de São Bento, em São Paulo, e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP).
Foi ordenado presbítero aos 3 de dezembro de 1988. Doutorou-se em Teologia Sistemática pela Universidade Gregoriana de Roma.
De agosto de 2000 a julho de 2003, esteve a serviço da CNBB em Brasília, onde ocupou os cargos de Secretário do Instituto Nacional de Pastoral e Secretário da Comissão Episcopal de Doutrina.
Foi nomeado Bispo Titular de Megalopolis in Proconsulari Auxiliar do Rio de Janeiro a 11 de junho de 2003. Recebeu a ordenação episcopal no dia 2 de agosto de 2003.