O cardeal Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, desembarca no Brasil no mês de maio. Em São Paulo o Papa fará uma visita ao Presidente Lula, irá a um encontro com a juventude no estádio do Pacaembu, com a participação de Sandy e Júnior, além de realizar uma missa no Campo de Marte, onde será dada a canonização do Beato Frei Galvão. Sua hospedagem será no mosteiro de São Bento, próximo à estação de metrô de mesmo nome.
Depois, segue para Aparecida, onde fará visitas a Fazenda da Esperança, ao Rosário na Basílica Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, e no dia 13 de maio realiza a missa de abertura dos trabalhos da Conferência de Aparecida onde também fará um discurso.
Dia 13 o Papa se despede do Brasil e segue para a Itália. Esta será a primeira vez que Bento XVI visitará o Brasil, depois de ter sido declarado o novo Papa em 19 de abril de 2005, com a morte do Papa João Paulo II.
Para sua vinda, está sendo gravado um CD de músicas com o nome: “Bendito o que vem em nome do Senhor”. No disco há participações especiais de Gian e Giovanni, Elba Ramalho, Joanna, Daniel, e muitos outros.
Joseph Ratzinger, cardeal agora com 79 anos, escolheu o nome de Bento em homenagem ao Papa Bento XV, conhecido como o “Papa da Paz” e a São Bento de Núrsi, fundador da Ordem Beneditina e padroeiro da Europa. Bento XVI teria, portanto, escolhido esta denominação para basear seu pontificado na cristianização da Europa e na busca da paz. Joseph prestou o serviço militar, e sentiu na pele a Primeira Guerra Mundial. Espera-se, então, que o Papa traga palavras de conforto e a bênção da paz para o Brasil.