Nova catedral em Kosovo será dedicada a Madre Teresa - Afirmou o bispo de Prizren
www.zenit.org
KONIGSTEIN, terça-feira, 6 de março de 2007 (ZENIT.org).- O novo bispo de Prizren, Dom Dod Gjergji, informou que o governo de Kosovo já assinou a permissão para construir uma catedral dedicada a Madre Teresa de Calcutá, originária da Albânia e cujos pais eram de Kosovo.
Ao agradecer à organização internacional Ajuda à Igreja que Sofre por seus doze anos de ajuda à Albânia, o prelado indicou que «o sonho de meu predecessor se tornará realidade. Uma catedral católica dedicada a Madre Teresa. Para nós, ela é uma irmã, um membro da família».
Após explicar que a construção do templo começará depois da Páscoa, Dom Gjergji assinalou que «como a mãe e o pai de Madre Teresa foram de Kosovo, é o desejo de todas as pessoas, do governo e dos muçulmanos» construir a catedral.
«Há cristãos desde o primeiro século aqui. E nossos muçulmanos têm uma história especial, alguns deles voltaram a suas raízes católicas agora. Cada dia, delegações vêm dos povos e nos pedem o batismo. Precisamos de sua oração para sustentar sua conversão», explicou o prelado.
Ao comentar a situação da Igreja em Kosovo, o bispo de Prizren disse que «ainda que sejamos uma minoria de sessenta mil católicos, e que muitos jovens tenham deixado o país para buscar trabalho, o que é muito importante, temos uma boa comunicação e uma vida normal com todas as pessoas aqui».
«Ajudem a Igreja em Kosovo -- concluiu --, já que só temos a ajuda de nossos pobres aqui. Já que somos uma ponte para a paz, depois da ruína da guerra, nossa Igreja em Kosovo não só o merece para sobreviver, mas para contribuir com a vida das pessoas e da sociedade em Kosovo.»