Segunda, 5 de março de 2007, 22h06 Atualizada às 22h28
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu nesta segunda-feira nota de pesar pela morte de d. Ivo Lorscheider, arcebispo emérito de Santa Maria (RS). No comunicado, o presidente relembrou a atuação de d. Ivo à frente da secretaria-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 1971 a 1979, "uma época conturbada da história brasileira".
Morre d. Ivo Lorscheiter
Lula também registrou a importância do papel de d. Ivo quando presidiu a CNBB até 1987, no processo de redemocratização do País. "Quero, neste momento de dor e de saudade, expressar meus sentimentos aos familiares, a toda a comunidade católica e aos amigos de d. Ivo, esse ser humanos maravilhoso, que deixa para todos nós um exemplo de vida e de dedicação às boas causas", disse o presidente.
D. Ivo nasceu em 1927 no município gaúcho de São José Hortêncio e foi ordenado sacerdote na Itália, em 1952. Foi também bispo de Porto Alegre e esteve à frente da CNBB no período mais duro do regime militar. D. Ivo estava aposentado desde 2004. Ele era primo de Aloísio Lorscheider, arcebispo emérito de Aparecida, que também presidiu a CNBB. O corpo de d. Ivo está sendo velado na catedral de Santa Maria e o enterro será amanhã, na cripta do Santuário Basílica de Medianeira.
Obs.: Com certeza, quando morrer o Abutre do Caribe (Fidel Castro), dileto amigo de Lula, este também irá lamentar muito a morte. Quem sabe, teremos uns 7 dias de luto oficial? (F.M.)