Usina de Letras
Usina de Letras
34 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63704 )
Cartas ( 21375)
Contos (13318)
Cordel (10371)
Crônicas (22596)
Discursos (3254)
Ensaios - (10823)
Erótico (13604)
Frases (52165)
Humor (20226)
Infantil (5680)
Infanto Juvenil (5040)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1388)
Poesias (141147)
Redação (3387)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2446)
Textos Jurídicos (1981)
Textos Religiosos/Sermões (6425)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Juridicos-->PROJETO DE LEI APROVADO -- 07/02/2004 - 13:12 (Rose de Castro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO DE LEI DA BIOSSEGURANÇA

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada do dia 05 do corrente, o projeto de lei sobre a biossegurança, que dispõe sobre o plantio e comercialização de transgênicos.

Eis:

O texto aprovado, na forma de substitutivo, foi o do relator Renildo Calheiros (PC do B-PE).

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, conseguiu fazer mudanças de última hora no projeto de lei de biossegurança. Foi incluído no texto do projeto de mecanismos que impedem que a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), órgão subordinado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, tenha a última palavra sobre o licenciamento ambiental para cultivo em escala comercial de produtos transgênicos.

Ruralistas defenderam que fosse levada ao plenário a versão anterior do projeto, elaborada pelo deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), que deixou a relatoria da matéria para assumir o Ministério da Coordenação Política. No entanto, a presidência da Câmara definiu que seria votado o projeto de Calheiros.

"Os órgãos da área [ministérios do Meio Ambiente, da Saúde e da Agricultura] também emitirão o seu parecer e cabe ao CNBS [Conselho Nacional de Biossegurança] a tomada de decisão", afirmou o relator do projeto, deputado Renildo Calheiros.

O CNBS será um colegiado de ministros, vinculado à Presidência da República, que terá o poder de "dirimir eventuais conflitos entre a CTNBio e os órgãos de registro e fiscalização [que são subordinados aos ministérios]", segundo o relatório de Calheiros.

Havia a expectativa de que o relatório feito pelo atual ministro de Coordenação Política, Aldo Rebelo (PC do B-SP), antigo relator, fosse mantido por Calheiros.

A versão de Rebelo havia mudado radicalmente o projeto original enviado pela Casa Civil. Dava à CTNBio o poder de dispensar o licenciamento ambiental.

Inconformada, Marina procurou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tentar evitar uma derrota. A versão do atual ministro atendia aos interesses da bancada ruralista no Congresso e desagradava aos ambientalistas.


*** ESTÁ AÍ O TEXTO, AMIGOS AMBIENTALISTAS. SEM MODIFICAÇÕES. NO ORIGINAL. ***

Aproveitamos para agradecer o esforço e sucesso da Ministra Marina Silva.

Obrigado,


Rose de Castro
A ‘POETA’







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui