Usina de Letras
Usina de Letras
28 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63590 )
Cartas ( 21363)
Contos (13309)
Cordel (10366)
Crônicas (22591)
Discursos (3250)
Ensaios - (10794)
Erótico (13604)
Frases (52056)
Humor (20217)
Infantil (5666)
Infanto Juvenil (5025)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141430)
Redação (3382)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2445)
Textos Jurídicos (1978)
Textos Religiosos/Sermões (6406)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Juridicos-->Melhorando a Justiça, de João Bosco Nogueira -- 27/05/2003 - 07:37 (Michel Pinheiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Melhorando a Justiça



João Bosco Nogueira
Advogado, Economista e professor de direito



Publicado no jornal O POVO, dia 20 de maio de 2003



Não é só no plano ético que a Justiça brasileira pode melhorar. Um dos grandes problemas existentes está relacionado à lentidão com que se tomam decisões. E aqui, uma das grandes causas é a complexidade ou o excesso dos ritos processuais, o que muitas vezes torna o direito processual mais importante do que o próprio direito material.

Há ainda o exagero dos recursos. Como eles procrastinam as decisões, dificultando ou até mesmo impossibilitando a realização da Justiça. Percebo que muitos brilhantes advogados desistem do exercício da advocacia por este motivo. Não bastasse tudo isso, há ainda em grande parcela dos operadores do direito a cultura de que as decisões judiciais não podem ser rápidas. Ora isso é um absurdo, pois as decisões judiciais, para serem justas e úteis, precisam ser rápidas.

É urgente que se introduza a racionalidade e o senso prático na seara do direito. A racionalidade e a praticidade não são recursos apenas dos gerentes, mas de todos aqueles que precisam tomar decisões. Vejo claramente como as mudanças demoram acontecer no campo do direito. O estilo extremamente formal, a linguagem afetada, rebuscada e arcaica parecem denunciar isso.

Além da necessidade de uma mudança no secular padrão cultural que permeia o campo dos operadores do direito, vemos que uma grande reforma no poder Judiciário passaria também por uma profunda revisão da grade curricular dos cursos de Direito, e claro, por uma revisão do processo decisório e dos códigos processuais.

Por fim, é preciso também que se reveja o critério de acesso dos juízes aos tribunais. Atualmente, os juízes dos principais tribunais são nomeados pelo chefe do poder Executivo. Isto também precisa ser mudado, pois além de comprometer a democracia, desacredita o poder Judiciário, tornando-o dependente do Executivo.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui