No País das Metáforas
(Por Domingos Oliveira Meeiros)
O nosso presidente continua governando por metáforas. Voltou a dizer que o Brasil saiu da UTI. E que já caminha pelos corredores do hospital. Cá pra nós, eu nem sabia que o país estava tão doente. De qualquer modo, a notícia do presidente, ao contrário do que seria a sua intenção, não anima os brasileiros, posto que as unidades de saúde não andam bem das pernas.
Sem recursos, até mesmo para a compra de remédios e de material simples, do dia-a-dia, como, por exemplo, esparadrapos, água sanitária e papel higiênico, o país corre sério risco de pegar infecção hospitalar e voltar para a UTI; com o seu quadro clínico agravado.
Até porque, o seu sistema imunológico é bastante deficiente. Não há comida para todos. O Programa Fome Zero não deu em nada. E, ao que se sabe, não atingiu o objetivo de garantir três refeições diárias; fato que agrava o quadro de desnutrição a que estão obrigados o exército de desempregados e de miseráveis (cerca de 30% da população).
Vamos aguardar o próximo boletim médico, que deverá trazer notícias sobre o aumento do Salário Mínimo. Mínimo que, em tese, deveria garantir, no mínimo, as necessidades básicas de alimentação do trabalhador e de sua família, e melhorar suas condições de alimentação, saúde, habitação, vestuário e segurança. É pagar para ver.