Certas situações de perigo exigem ações especiais e muita perícia na atuação. Certa vez presenciamos no Rio de Janeiro através da mídia nacional, um indivíduo que sequestrara um ônibus cheio e tomara como refém uma jovem gestante. Durante horas a tela mostrou a mesma cena: ele, com a arma apontada para a cabeça dela na janela do coletivo, gritando, fazendo exigências, e a polícia, por sua vez, cercando o veículo parado numa rua movimentada do centro comercial, esperando para agir no momento certo. O objetivo principal era desarmar o “perigoso elemento" e salvar a vítima. Aquele, após sete horas resolve se entregar segurando a refém para se proteger... Em dado momento, um policial de elite, com uma arma de tiro à distância, tenta atingir o seqüestrador, à queima-roupa, que não é atingido. Morre a refém de imediato, após a desvairada medida.
Ao assistirmos o filme “A Negociação”, com Samuel L. Jackson e Kevin Spacey (os dois dão um show de interpretação), sentimos na pele como é que feito REALMENTE uma negociação! O Negociador é um perito, “expert” em todas as técnicas de persuasão para lidar com seqüestradores, psicopatas, sociopatas, terroristas, revoltados, etc. E seu ‘status’ é respeitado! É um líder em seu comando e dono de todas as táticas necessárias para preservar vidas, inclusive a do ‘bandido’.
Possui um grupo altamente especializado em manobras estratégicas para subsidiá-lo nas operações. E a chance dos reféns saírem vivos deve ser de quase cem por cento! Isso tem toda uma ‘ciência’ envolvida ... Mas isso é lá nos E. U. A, que apesar de ter sofrido atentados recentemente, ainda investe e capacita no profissional para torná-lo hiper habilitado em seus feitos. “O Negociador”, com Eddie Murphy também é uma boa escolha na vídeo-locadora!