Luiz Tarciso Coelho Bezerra, Técnico em Contabilidade, estudante de Administração, bancário e poeta. Publicou o livro de poesias Liberdade, Picos (PI), em 2002, tem vários trabalhos publicados em revistas e periódicos nacionais (Revistas PREVI e De Repente), participou da Antologia Upeana I, Picos (PI), em 2005 e da I Antologia Literária da Região do Arari – Marajó, Soure (PA), em 2007. É membro da União Picoense de Escritores – UPE – Picos (PI).
Concurso Literário promovido por Litteris Editora Ltda. – Rio de Janeiro (RJ):
Um Soneto para Machado de Assis
Reverenciar um mestre da nossa literatura nos seus 100 anos de morte é algo que nos emociona e, ao escolhermos este grande nome como nosso patrono, quando comemoramos 20 anos de trabalho em prol da literatura e do autor brasileiro, tínhamos a certeza do brilho que este certame traria para esta casa e para o nome deste que foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Durante três meses, convidamos autores de todo o país para participarem deste concurso e assim terminarem o soneto que Machado de Assis nos apresenta em sua obra Dom Casmurro, um soneto “escrito” por Bentinho a Capitu. O romance, publicado em 1899, é considerado, pela escritora americana Helen Caldwell, o Otelo Brasileiro.
Ao longo do período de inscrição, foram recebidos 1.388 sonetos, com a participação magnífica de 924 autores.
Nossa comissão julgadora, compostas por Tânia Maria Nunes de Lima Camara (professora e autora do livro As Múltiplas Faces do Ser Machadiano), Johnny Soares (ator, publicitário e autor do livro Poemarketing), Rozane Monteiro (jornalista, correspondente internacional e autora do livro Sua Excelência o Canalha), Juarez Santos (pianista e autor do livro Sandra Bréa – Estrelas Nascem para Brilhar), Lady Francisco (atriz e autora do livro Nunca Fui Santa), e Artur Rodrigues (editor e autor do livro O Que é o Amor) fizeram parte deste grande projeto, lendo, julgando e, por fim, classificando apenas 20% do total de autores concorrentes.
Certamente que nos mais de 500 concursos promovidos por esta editora ao longo dos seus 20 anos, este foi com certeza o que mais participantes e obras recebeu com um nível literário surpreendente.
Hoje, estamos aqui para convidá-lo a participar do livro Um Soneto para Machado de Assis, que trará, com certeza, a qualidade e o ineditismo nesta modalidade de edição, na qual, vários autores, estarão de alguma forma, revelando o soneto inacabado por este inesquecível personagem Bentinho.
Para que possamos produzir este livro, que já começa a ser tão esperado por todos, estamos enviando, em anexo, o contrato de adição em duas vias para que possa ler, datar e assinar, devolvendo uma das vias para a editora, juntamente com sua opção de participação, e ainda o seu breve currículo.
O livro Um Soneto para Machado de Assis, será entregue aos autores entre os meses de outubro e novembro, quando faremos uma noite de autógrafos com todas as honrarias merecidas a este escritor ímpar da nossa literatura e a todos os autores que o estão homenageando neste livro, que marcará o centenário do velho Bruxo do Catete.
Parabéns aos talentosos escritores que revelaram um pouco mais do inigualável escritor Machado de Assis e sua arte de criar o melhor da literatura.
Os editores
O S T R Ê S P R I M E I R O S C O L O C A D O S
1º Lugar: Pedro Pancher (Eu, Trovador) – Rio Claro - SP
2º Lugar: Áurea Pinto de Miranda (Último Desejo) – Porto Alegre - RS
3º Lugar: João Bosco Ribeiro (Capitu) – Oliveira - MG