Padroeiro dos poetas, Francisco de Assis compôs o Cantico di Frate Sole (Cântico do irmão sol), um dos primeiros poemas italianos escritos em língua “vulgar”. Até o século 12, somente o latim era considerado digno para compor poesia. O Cantico abriu caminho para o Dolce Stil Nuovo, cantado por Dante Alighieri na Divina Comédia.
Mais que novo estilo, o santo de Assis propôs novo estilo de vida dentro do catolicismo, brigando com papa e cardeais. Seu sentido de fraternidade se estendia a todos os seres. Por isso, padroeiro dos bichos. Tradição antiga, todo 4 de outubro, cães, gatos, passarinhos, cavalos, cobras, sapos, peixes, lagartos e outros bichos vão tomar bênção de São Francisco.
A Unesco reconhece a data em 1978 e lança a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que afirma:
"Todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito à existência".
O ALMANAQUE BRASIL lembra aos animais ditos racionais que a preservação das várias espécies é vital para a existência da nossa própria espécie.
Obs. Texto extraído de http://grupobrasilmostratuacara.blogspot.com/2007_10_01_archive.html. 4/10: Dia de São Francisco de Assis, o Santo do Segundo Milênio, segundo a revista Time (F.M.).