1. Arenal – Costa Rica

Vulcão Arenal está localizado na Costa Rica e tem 1.670 metros de altura (Unsplash/Vlad D)
O Arenal esteve em atividade constante até 2010 e tem 1.670 metros de altura, sendo famoso por suas trilhas e campos de lava solidificada. É possível visitar a região em passeios a pé, de bicicleta ou até a cavalo. O local conta ainda com fontes termais que relaxam os visitantes após a aventura vulcânica.
2. Villarrica – Chile
00:00/01:06
canaltech
Truvid


 

Vulcão Villarrica permanece coberto de neve o ano todo (Unsplash/Diego Marín)
Localizado na região chilena de Araucanía e com 2.843 metros de altitude, o Villarrica permanece coberto de neve durante todo o ano. A presença de um guia é obrigatória para acessar o topo, já que a escalada tem dificuldade moderada e há risco de deslizamentos de rocha ao longo do trajeto.
3. Osorno – Chile

Estação de esqui e teleférico são atrações na região do vulcão Osorno (Flickr/David Stanley)
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Considerado um dos vulcões mais bonitos do mundo, o Osorno é também símbolo da região de Puerto Varas, no Chile. Situado às margens do lago Llanquihue, abriga uma estação de esqui no inverno e oferece teleférico operando durante todo o ano, atraindo turistas em busca de aventura e belas paisagens.
4. Cotopaxi – Equador

Cotopaxi conta com um lago congelado na cratera (Unsplash/Mauricio Muñoz)
Com 5.897 metros de altitude, o Cotopaxi é um dos vulcões ativos mais altos do planeta. Excursões combinam trekking, mountain bike e visita à Laguna Limpiopungo, localizada ao redor. Um de seus atrativos é o lago congelado na cratera, visível em determinadas épocas do ano.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
5. Kilauea – Havaí

Kilauea é considerado um dos vulcões mais ativos do mundo (Flickr/James St. John)
O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo, com erupções contínuas entre 1983 e 2018, e episódios mais recentes ocorrendo desde então. A estrutura atrai turistas para trilhas que circundam a caldeira e permitem observar de perto áreas com atividade vulcânica e fluxo de lava solidificada.
6. Monte Fuji – Japão
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Monte Fuji é um dos grandes pontos turísticos do Japão (Unsplash/David Edelstein)
O Monte Fuji é um dos maiores símbolos naturais do Japão. Com 3.776 metros de altitude, registra maior fluxo de escaladas entre julho e agosto, período com infraestrutura adequada para a subida. Em dias claros, pode ser visto de Tóquio, servindo como cenário ideal para fotos e contemplação.
7. Vesúvio – Itália

Passeio pelo Vesúvio combina história, geologia e vista panorâmica (Flickr/H. Raab)
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O Vesúvio é conhecido por ter soterrado as cidades de Pompeia e Herculano em 79 d.C. Com 1.281 metros de altura, é possível fazer trilhas até sua cratera. O passeio combina história, geologia e vistas panorâmicas, e fica a uma curta distância de Nápoles, no sul da Itália.
8. Whakaari (White Island) – Nova Zelândia

Visitação ao Whakaari conta com a ajuda de barcos turísticos (Wikimedia Cummons/James Shook)
Único vulcão marítimo desta lista, o Whakaari está localizado na Baía de Plenty e expele frequentemente gases e vapores d’água de sua cratera ativa. Passeios de barco levam turistas até a ilha para uma experiência próxima a um vulcão ativo — embora visitas estejam suspensas desde a erupção de 2019.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
9. Bromo – Indonésia

Tradições locais associam o Bromo ao hinduísmo (Unsplash/Kusuma)
Situado em Java Oriental, o Monte Bromo é um vulcão ativo reverenciado pelas populações locais e associado ao hinduísmo. Desde 2015, tem emitido gases continuamente. O nascer do sol observado do Monte Penanjakan é um dos grandes atrativos da região, com névoas e fumaça compondo o cenário.
10. Popocatépetl – México
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É possível admirar a vista do El Popo mesmo com a proibição de escaladas (Flickr/Russ Bowling)
Apelidado de “El Popo”, o Popocatépetl está localizado a cerca de 72 km da Cidade do México. Com 5.426 metros de altura e atividade constante, as autoridades proíbem sua escalada por segurança. Ainda assim, é possível admirar sua impo
|