Usina de Letras
Usina de Letras
46 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63262 )
Cartas ( 21350)
Contos (13302)
Cordel (10360)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10693)
Erótico (13594)
Frases (51783)
Humor (20180)
Infantil (5606)
Infanto Juvenil (4954)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141322)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6358)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Babel -- 14/07/2009 - 22:17 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BABEL



Segundo a Bíblia, os filhos de Noé quiseram construir em Babel – nome hebreu da Babilônia - uma torre tão alta que pudesse alcançar o céu. Até então todos se entendiam.Durante a construção Deus os dissuadiu, fazendo-os falar línguas diferentes. A confusão se estabeleceu e eles se dispersaram.

Desde o nascimento, ouvimos as pessoas falarem. Só depois passamos a compreender alguma coisa e a repetir vocábulos. Para que possamos iniciar um diálogo, o processo é lento, leva mais ou menos dois anos. Começa, então, o aprendizado mais estruturado da língua materna. Daí em diante, o desenvolvimento se estende para o resto da vida. Através da língua é que tomamos conhecimento do mundo.

Através dela é que pensamos e traduzimos o pensamento. Que aprendermos História, Geografia, Ciências, Matemática, Física, Química, Informática. É por sua causa que podemos ler, escrever, apreciar poemas e a Literatura em geral. Não fosse a Língua, viveríamos como autistas, voltados para dentro de nós mesmos, sem contato com o exterior. É através dela que manifestamos sentimentos de dor, tristeza, raiva, alegria ou amor.

E o mais importante de tudo, ela é a principal ferramenta da Comunicação, que em tese se destina ao bom entendimento entre as pessoas, mas na prática nem sempre acontece. E acaba se tornando a causa de tanto desgosto, criando angústias, ressentimentos, brigas, separações, afastamentos.

Quantas vezes, falando a mesma língua, não nos entendemos. Pensamos ser outra!



Beatriz Cruz
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui