Usina de Letras
Usina de Letras
46 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63159 )
Cartas ( 21349)
Contos (13300)
Cordel (10357)
Crônicas (22578)
Discursos (3248)
Ensaios - (10656)
Erótico (13589)
Frases (51649)
Humor (20171)
Infantil (5588)
Infanto Juvenil (4932)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141277)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6349)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->De regresso a João de Deus... -- 17/01/2005 - 17:10 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


DE REGRESSO A JOÃO DE DEUS...








Leitoras e Leitores, companheiros da nossa "Querida Mãezinha" - Usina de Letras - o simples e singelo assuntozinho que vou muito breve perpassar, o qual para mim é deveras apaixonante, porque nele reside a trave mestra do meu edifício inteligível, comove-me, fascina-me e solicita-me todo inteiro em devotado apreço. Assim, imagino-me pois em 1876, 63 anos antes de ter nascido, em face dos meios técnicos à época disponíveis e equiparando-os, quanto me é possível aquilatar, com os do tempo hodierno que todos estamos a viver. E interrogo-me: em relação ao passado, melhoraram-se ou não os sistemas e processos de ensino infantil apesar do surpreendente desenvolvimento tecnológico que a humanidade alcançou ? Em língua portuguesa, por exemplo, quem melhor do que João de Deus produziu, ao longo dos últimos 130 anos, em favor da eficiente educação das nossas crianças ?

Estamos a viver um tempo de profunda depressão e cada vez mais a mergulhar o essencial, princípios e valores, em lodosa e decadente degeneração. A violência já entrou nas escolas e tem-se instalado com assustadora progressividade uma espécie de tácita insubordinação juvenil, em nome de liberalismos que nada têm de saudável e promissor, o que coloca em sério risco o mais importante dos alicerces do colectivo social: a educação. Pais, professores e alunos estão a ser vítimas evidentes do manobrismo corrupto de políticos que mais não fazem do que operar permanentemente a sustentabilidade do poder a fim de garantirem o privilégio assaz desmedido de sua nefasta e criminosa opolência.

O que é que se deve pois fazer para alterar positivamente o actual e calamitoso estado de coisas ? Embora pareça anedótico - se bem me faço interpretar e entender - deve-se clamar e reclamar, pelo menos em português, pelo urgente regresso do sentido pedagógico de João de Deus, inolvidável sábio e humanista que conhecia como ninguém o princípio regente ideal da mentalidade sana: "De pequenino é que se torce o pepino"... E acrescento eu: aplanando-se o destino. De resto, para quê complicar a simplicidade ? Para que os inocentes continuem a pagar a comodidade dos adultos e mais tarde a vida de todos se transforme num autêntico inferno?




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui