Certo dia, um ursinho, que se chamava Lipoque, queria um bocado de mel, mas as abelhas não o deixavam aproximar-se da colmeia. Elas não queriam sair de sua casa, só queriam saber de comer o doce produto de seu trabalho.
Teve uma ocasião, porém, que elas tiveram de abandonar a colmeia para visitar várias flores e delas colher o pólen necessário à fabricação do mel.
Em um jardim, conheceram uma criancinha que estava procurando comida para levar para a sua mãe que estava doente e passando fome. Seu pai havia desaparecido na floresta.
As abelhas ficaram com pena de Fernanda, a menina, e resolveram dar-lhe um pouco de mel para que sua mãezinha pudesse ser salva.
Quando se aproximaram da colmeia, sabem quem estava lá ? Era o ursinho Lipoque, que tranqüilamente, devorava vários favos de mel.
As abelhas resolveram picar o animalzinho, mas Fernanda não o permitiu, assim falando:
- Não piquem o ursinho. Ele é bonzinho. Dêem um pouco de mel para o pobrezinho, que deve estar com muita fome.
As abelhas ouviram a menina e deixaram Lipoque pegar o mel que quizesse. Depois, ficaram grandes amigos: a menina, as abelhas e o ursinho.
Quando Fernanda voltava para sua casa, quem é que ela encontrou na estrada ? Era o seu pai, que todos diziam ter sido devorado pelos lobos. Ele tinha conseguido escapar das feras, usando um canivete que se encontrava em seu bolso.
A menina ficou muito feliz e levou o pai para junto de sua mãe, que quase morreu de alegria quando viu o marido são e salvo.