Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63313 )
Cartas ( 21350)
Contos (13303)
Cordel (10362)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10706)
Erótico (13595)
Frases (51843)
Humor (20195)
Infantil (5626)
Infanto Juvenil (4965)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141340)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6366)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->B&B 107- Eu Avisei -- 16/11/2006 - 12:08 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TRICOLIGENS
É muito bom ser cronista porque, diferentemente das outras profissões as quais também estou devidamente capacitado: Locução e Radialismo; posso provar com mais rapidez tudo o que afirmei anteriormente. Tá tudo no papel.
Pois é! Eu avisei que o “Josuerro Besteira” não tinha cacife para bancar o comando da equipe do “Fluminerva”. Aí, deu no que deu! Mais uma derrota vexatória para a nossa coleção de fracassos. Perder para o “Palméridas”, lá no “Carcamano” campo deles até que é aceitável, mas de 3X0, com direito a “olé” e show de bola, é demais até para os “Plácidos Domingos, Sábados e meios-de-semana”.
Eu avisei... Eu disse... Eu escrevi...
Muito bem, “Rei deposto, Rei posto”! E aí, nos presenteiam com o “Delegado”. Nada melhor que um “disciplinador”, para colocar o “Patetikovic” no seu devido lugar e aprisionar de vez, a arrogante e desagregadora rivalidade entre “UNIMEDas” e “XeXÉRENtos”. Porque a coisa tá mais pra “Frango de macumba” do que pra “Salmão com Caviar”.
Exagero meu? “Negatofi”! Acordei na segunda-feira em nono lugar, atrás do “Vascaindo na Grama” e do “FazFigaeirense”, que possuem um plantel muito inferior ao nosso. Até o “Graymio”, que tava lá na rabeira já nos passou e se fixou na “casa 3”. Tá bom ou quer bola? ISSO É UMA VERGONHA!!!
O pior é que o “Atonto Lopes” já estreou perdendo, o que para nós “mais-antigos-do-futebol”, não é nada bom! Este foi o quarto jogo sem vitórias e a segunda derrota seguida, e desta vez dentro da nossa casa. Quer mais? Ressuscitamos outro “timeco” da “Zona Mortuária”, o “Paraplégico Paranaense”.
Depois os “ZéAlvéolos da vida”; aquele baitola histérico que conheço; vem “frescurar” dizendo: “E agora, “qualé o probrema”? Quando os salários estão atrasados eles reclamam, só que os “perna-de-pau” tricolinos recebem em dia e não tem nada atrasado? “E agora Juvenal assisto ou mudo de canal”?
O “Babalorichato” aqui das redondezas já previu nos “Tatara-tarô”: Daqui a três rodas o “Tricocô das LAranjeiras” tá na “Rua da Amargura”, de “Terno, Gravata e sapato alto”.

BOTAFOGUICES FLAMENGAGENS VASCAINADAS
Pela primeira vez, nesses quase dois anos de crônica (a primeira foi escrita em 04/09/04), reúno as outras três forças do Rio de Janeiro, num mesmo grupo - guardadas as devidas distâncias – para “uníssono” das teclas do meu computador redigir: PARABÉNS! Até que enfim, “depois de um longo e tenebroso inverno”, os “Cariocas” tomaram vergonha na cara, e somente com a exceção do “timinho” acima citado, honraram o nosso glorioso futebol com vitórias contundentes.
O “Ameba Solitária” foi um verdadeiro “Baitafogo”, ao arrancar sua primeira vitória fora de casa nesse “aBRazileirado 2006”. “Antes tarde do que só no próximo jogo”! Já tava devendo a um “glorioso” tempo essa “lavada d’Alma”, onde o lateral Júnior César foi o “Rei do Castelão”.
Mas, nada de muita euforia, que é pra não obscurecer e apagar a “estrela” do menino, mesmo porque o “Fortalerdeza” jogou com menos um jogador desde os 29’ do 1º Tempo, quando o “débiLúcio” conseguiu ser expulso, acertadamente, pelo “arbítrio” “Leopardo Gracinha da Silva”, e o placar foi mais apertado do que “calça de couro”. Mas o que interessa para o “Leitorcedor” é a vitória, que alavancou seu time para a casa 15, “duladinho” do “Mingau” com os mesmos 24 pontos ganhos. “Manequinho já pode voltar a urinar toda a cerveja ingerida”.
O “Flamingau” também deve ser felicitado, embora com muitas reservas, pelo empate com o “SumPau” no Maracangalha. E eu digo com “muitas reservas” porque, sinceramente não acredito nesse time. Eu acredito em Deus, no “Crime Organizado”, que o “Lula” sabia e continua sabendo, mas no “Timeco Urubulino”, na-nã-ni-nã-não, “nem que a vaca tussa e o boi diga saúde”. O que também não tira o “flamérito” do empate com o “Primeirão”, que tava mais besta do que jogador da “NBA”, e não jogou absolutamente “Nadica-de-Nada”. Tanto é que tomou um gol mais do que infantil, diria eu, um gol-bebê, recém parido, onde o “Bobina”, num lampejo de Cometa, daqueles que acontece somente a cada cem anos, bateu uma falta sem esperar que se formasse uma barreira, pegando os “sãoprepotentinos” “ajeitando as meias”, “talequár” aquele ”zagueirrogante” da “SemAção Brasileira”.
Agora, eu tenho pra mim, que o tal do “Neysei Fraco” fez pacto com o demo - que aliás é torcedor do “Flamígero”, tanto é que suas cores são as mesmas – porque só pode ser coisa do “flamedonho” esses pontos conseguidos pelo “menguinho” que não perde há seis rodadas, mas somente com duas vitórias e quatro empates. Daí a minha total e real descrença. São seis rodadas, mas com apenas dez pontos de lucro.
“Urubulinos” não se assanhem porque a realidade é outra e bastante cruel. Ninguém consegue enganar, todo mundo, todo tempo. “Foguete também sobe mas ‘jazinha’ desce”.
Quanto ao “Vascaindo na Grama”, esse sim, merece todas as honras, porque chegar aonde chegou, com um “DDD” - Dublê de técnico, Ditador no poder e time Desqualificado, só por... Somente por... Apenas por que... “ Futebol é uma caixinha de surpresa”. Oh, frasezinha desgastada, mas ainda não superada”. Não tem explicação! A “Bacalhoada” toda vai dizer que é competência, que o time é ótimo e o técnico inteligente, mas nós sabemos que não é bem isso. Essas anomalias inteligíveis é que faz do Futebol o esporte mais apreciado do Mundo. Noutros esportes o melhor sempre vence. No Futebol não! Daí a tal da “caixinha”, de surpresas e, às vezes, da corrupção.
Mas nada disso interessa. O que realmente importa é que a “Cruz de Malta” está tremulando (não confundir com trêsmulas, no comando), no “Quarto Andar”.
E Tenho Dito!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui